Inside Sales: estratégia que merece a atenção da sua empresa

Inside Sales: estratégia que merece a atenção da sua empresa

Se a sua empresa trabalha com vendas, seja no formato B2B ou B2C, muito provavelmente você já adotou alguma estratégia de vendas externas. E também já deve ter percebido que os gastos com vendedores trabalhando neste modelo são altos e nem sempre há um retorno satisfatório gerando o lucro desejado.

A boa notícia é que existe um método que busca eliminar os custos com vendas em até 84%, otimizando o tempo dos vendedores e aumentando o faturamento com o setor de vendas da sua empresa. Esse é o Inside Sales, e neste post, vamos falar um pouco mais sobre como ele funciona. Confira!

O que é Inside Sales

A tradução mais direta para o termo Inside Sales seria “vendas internas”. Na prática é, basicamente um método para vendas remotas. Ou seja, com o Inside Sales, os representantes comerciais da sua empresa não precisam se deslocar até os potenciais clientes, reduzindo drasticamente os custos.

Adotar uma estratégia de Inside Sales demanda uma equipe estruturada, pronta para atender às necessidades dos clientes que serão contatados e sanar possíveis dúvidas. Esse tipo de modelo de vendas permite uma interação com um número muito maior de leads, porém, requer que a equipe tenha um grande conhecimento, tanto da própria empresa quanto, principalmente, do público-alvo e das suas necessidades.

Inside Sales x Telemarketing

É importante diferenciar a estratégia de Inside Sales do tradicional telemarketing. Muito famoso na década de 1950 no Estados Unidos e nos anos 90 aqui no Brasil, o telemarketing é considerado uma abordagem fria, na qual apenas interessa a realização da venda.

Nele, não há interação com os clientes em potencial e, caso haja interesse na aquisição do produto, é dada sequência na venda. Se houver uma negativa, o contato já é encerrado e o investimento é perdido.

Já a técnica de Inside Sales tem como prerrogativa o exato oposto da automatização das práticas de telemarketing. Nela, é priorizada a interação com o cliente, com o vendedor sempre atento às suas necessidades. Sendo altamente qualificados para identificar aquilo que o cliente precisa, os vendedores acabam sendo verdadeiros consultores.

Aqui, o vendedor tem como principal função entender os problemas e as necessidades dos seus clientes. Após essa identificação, é papel do consultor apresentar, para o seu cliente, uma solução baseada naquilo que a empresa tem a oferecer, fechando, assim, o ciclo da venda.

Por que investir em Inside Sales

Se você ainda não ficou convencido das vantagens de adotar um método de Inside Sales na sua empresa, que tal pensar nesses aspectos?

  • Não há custo com deslocamento até clientes potenciais.
  • Comodidade para o cliente, que pode ser atendido de qualquer local.
  • Não há prejuízo com deslocamento caso o vendedor não realize a venda.
  • Possibilidade de criação de métricas para análise da estratégia.

Existe uma série de outras vantagens na adoção do modelo de Inside Sales. Modernizar sua empresa e permitir a prática desse tipo de venda também não significa excluir o tradicional. É perfeitamente possível manter ambas as estratégias que atendam a todos os públicos.

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