5 passos para formar uma equipe de marketing de alta performance!

5 passos para formar uma equipe de marketing de alta performance!

O desempenho da equipe de marketing impacta os resultados da companhia de diversas formas. Por isso, o cuidado com sua formação, orientação e condução é essencial para o sucesso da empresa.

Contratar os melhores profissionais, treiná-los e conduzir os projetos de forma eficiente estão entre as principais iniciativas para garantir um time de alta performance.

Você sabe como formar uma equipe de marketing de alto desempenho? Conhece os critérios para fazer as melhores contratações? Sabe como treinar seu time para produzir resultados mais efetivos?

Continue a leitura deste post e descubra 5 passos para alcançar esse objetivo! 

1. Contrate um time campeão 

O primeiro passo para a formação de uma equipe de marketing de alta performance é a contratação. Além de requisitos básicos, como formação e competências, o gestor precisa encontrar profissionais apaixonados pelo consumidor. 

Esses profissionais terão a capacidade de entender as necessidades de seu público-alvo, promover as ações mais efetivas para atraí-los e, em última instância, retê-los em seu quadro de clientes. 

Outro aspecto fundamental é contratar pessoas diferentes. Seu time será fraco se, por identificação, forem escolhidos apenas candidatos com habilidades similares. Uma equipe forte é formada por colaboradores que se complementam mutuamente.

É preciso ter aqueles que utilizam com maestria estratégias tradicionais, enquanto outros são mais ousados e agressivos, obtendo bons resultados dessa forma. Uns podem ser idealizadores perfeitos, mas outros são realizadores. Personalidades e habilidades distintas garantem força a um time de marketing

2. Busque uma identificação cultural e comportamental

Não é incomum o selecionador encontrar candidatos com habilidades, requisitos e experiência profissional praticamente idênticos. Nesse momento, é necessário definir que diferencial será considerado ao decidir a contratação. 

Uma boa dica é escolher aquele com o perfil comportamental mais apropriado à vaga e com uma identificação mais forte com a cultura organizacional. 

Quando um profissional trabalha alinhado aos valores da empresa, não só os resultados serão melhores, mais rápidos e efetivos: as chances de reter esse talento também se multiplicam com uma boa identificação.

Portanto, quando todos os colaboradores se identificam com os propósitos da empresa, eles se engajam nos projetos de forma significativa e conseguem resultados mais expressivos.

3. Utilize ferramentas para avaliar o desempenho

A avaliação do desempenho de uma equipe de marketing não deve se basear apenas em percepções ou critérios subjetivos.

Por mais que uma campanha ou ação específica ganhe repercussão ou gere reações positivas, é essencial analisar quantitativamente o quanto ela contribuiu para atingir os objetivos propostos pela companhia, baseando-se em métricas confiáveis. 

Foco em resultados: esse deve ser o critério para avaliar a eficácia das atividades realizadas, o prazo necessário para sua execução, orçamento proposto x realizado e o produto resultante do trabalho da equipe. Utilizar ferramentas objetivas para analisar esse desempenho é uma das principais formas de promover a alta performance da equipe. 

4. Aperfeiçoe constantemente sua equipe

O passo anterior vai ajudá-lo a identificar em que aspectos o seu time precisa se desenvolver para se tornar uma equipe de alta performance. Identifique os objetivos ou metas nas quais a equipe teve maior dificuldade para atingir e planeje treinamentos específicos.

5. Utilize a tecnologia para melhorar o desempenho do time

Um dos fatores fundamentais para o sucesso do time de marketing, é o hábito de utilizarem os dados, fazendo  a análise das informações para nortear a tomada de decisão da equipe.

Atualmente, o profissional pode contar com uma série de recursos tecnológicos que auxiliam neste processo. Entre as principais tendências, está o conceito de Big Data, que reúne e cruza informações sobre os consumidores a partir de diversos bancos de dados. 

Quando a empresa investe nestas tecnologias e em paralelo desenvolve os colaboradores para utilizarem estes recursos, garante um time de alta performance, ganhando eficiência, produtividade e potencializando os resultados.

Que métodos você utiliza em sua empresa para garantir um desempenho excepcional do seu time? Compartilhe conosco nos comentários!

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