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Eventos corporativos: saiba como engajar o público e obter resultados!

O engajamento do público é um fator essencial para obter resultados em eventos corporativos. No entanto, considerando que grande parte dos convidados está acostumada a participar dessas ocasiões, surpreendê-los e tornar o acontecimento atrativo pode ser um verdadeiro desafio! Inovar é o segredo para conseguir o tão almejado engajamento. Afinal, poucas situações são tão desanimadoras quanto comparecer a uma série de eventos repetitivos, que utilizam sempre as mesmas fórmulas e nos dão a impressão de que temos “mais do mesmo”. Por isso, é preciso um esforço consciente para surpreender os convidados e encantá-los, fazendo do evento em questão uma experiência única. Quer descobrir como fazer a diferença? Confira as dicas que listamos para você:

5 dicas para surpreender e engajar o público em eventos corporativos

Pense fora da caixa

Antes de planejar seu evento, é necessário identificar o perfil do público, identificando fatores como faixa etária, profissão, interesses e tudo que for possível para aprofundar este conhecimento. Com essas informações em mãos, é viável propor ações mais inovadoras e efetivas que vão ao encontro dos objetivos estratégico do evento — por exemplo, nem sempre uma palestra de duas horas sobre um tema é a opção mais adequada para aquele tipo de público. Se incorporadas ao evento de forma inteligente, jogos e atividades lúdicas, dinâmicas e apresentações podem ser boas alternativas para fugir do tradicional e engajar o público. Essas experiências são únicas e podem provocar profundas impressões aos participantes. Mas atenção: para que essas ações não se pareçam com simples entretenimento, é importante que elas estejam diretamente relacionadas aos objetivos estabelecidos! Por isso, seu planejamento deve focar tanto na abordagem quanto na aplicação da mensagem transmitida e o resultado esperado da interação

Quebre o gelo

Mesmo quando o evento é formal, é necessário iniciá-lo deixando os participantes à vontade, despertando neles o desejo de participar e de descobrir o que vem depois. Algumas das principais maneiras de fisgá-los envolvem humor e a concessão de benefícios. Com uma dose de criatividade, você pode fazer isso acontecer. Veja alguns exemplos:

  • emoção: a realização de homenagens, desde que seja criativa e breve, desperta sentimentos favoráveis nos participantes. O mesmo pode acontecer com o storytelling, que produz identificação e engajamento;
  • humor: já imaginou iniciar o evento com um palestrante engraçado, ou realizar um stand-up corporativo? Ele pode utilizar a mesma estrutura de um show dessa espécie, mas aproveitar para extrair lições úteis para sua equipe;
  • benefício: ofereça condições exclusivas aos participantes do evento. Elas podem ir desde um cupom de desconto de produtos ou serviços até materiais digitalizados do evento.

Ofereça um kit de boas-vindas

Outra iniciativa bem-vinda para gerar uma predisposição positiva é oferecer um kit de boas-vindas. Essa é uma ótima maneira de mostrar que a sua empresa se importa com a satisfação dos convidados e pensou em cada detalhe! A composição do kit depende do objetivo do evento, mas quando falamos em workshops, palestras ou convenções, existem alguns itens que não podem faltar. Em uma pasta ou bolsa, forneça as credenciais do participante, programação do evento, caneta e papel. Ofereça produtos de qualidade, pois neste momento eles representam a sua organização. Além dos itens básicos, essa pode ser a sua chance de surpreender. Pense em algo customizado que tenha a cara da empresa. Pode ser algo útil e engenhoso, que faça sua marca acompanhar o participante mesmo depois do evento. É importante lembrar que iniciar promovendo algum tipo de experiência agradável aos participantes favorece o interesse e promove engajamento.

Utilize a tecnologia para promover interação

Atualmente, as pessoas não estão interessadas em participação passiva. Elas desejam oportunidade de interação, que é uma forma de engajamento extremamente eficaz. Hoje, a tecnologia torna esse envolvimento possível. Ao programar atividades nas quais os participantes podem utilizar seus dispositivos habituais (smartphones, tablets, etc.) para interagir, obtendo resposta em tempo real, eles são envolvidos e sentem que podem contribuir. Portanto, programe-se para utilizar técnicas inovadoras para surpreender os convidados antes do evento, durante seu acontecimento e até depois dele. Lance um hotsite pré-evento e interaja com os convidados a partir de teasers e informações relevantes, para criar expectativas. Não deixe de utilizar esses recursos também durante o evento. A empresa também pode divulgar conteúdo extra, criar oportunidades de interação com palestrante ou atrações e sugerir o compartilhamento de forma inteligente.

Observe tendências de mercado e o feedback dos convidados

O mercado de eventos segue tendências que valem para o entretenimento, palestras, menu e atividades no geral. Elas podem se relacionar a temas em alta no momento ou a serviços utilizados pelas pessoas — como séries, grandes eventos esportivos ou a procura por food trucks. É importante ouvir também o que o público aprovou nos eventos anteriores, se eles estarão presentes nessa ocasião. Isso lhe dará o embasamento para conduzir mais assertivamente. E claro, uma última dica muito importante e que pode parecer clichê: não abra mão do bom senso e adeque as ações dentro da realidade do evento. Afinal, mais que encantar e surpreender com práticas inovadoras, o básico não pode ser descuidado para garantir que tudo saia como esperado. Hoje, você descobriu como promover o envolvimento de seu público em eventos corporativos. Mas e no dia a dia, você sabe como engajar seus colaboradores? Descubra agora como o endomarketing pode ajudar você a fazer isso!

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