Precisa aumentar o engajamento no Facebook? Confira nossas dicas!

Precisa aumentar o engajamento no Facebook? Confira nossas dicas!

O Facebook merece uma atenção especial quando falamos de estratégias de marketing digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, ele é hoje a rede social mais utilizada do Brasil — são mais de 58 milhões de visitantes únicos por mês!

O aumento das vendas, o fortalecimento da marca e a fidelização do cliente são alguns dos benefícios que um bom engajamento no Facebook pode trazer. Neste artigo, vamos mostrar 4 dicas para alcançar um bom resultado. Acompanhe!

Crie um conteúdo compartilhável

Na teoria, todo conteúdo é compartilhável, mas na prática nem sempre o seguidor se sente estimulado a dividir a informação com os amigos. Para que isso aconteça, é necessário criar conteúdos que se destaquem, como: notícias, conteúdo educacional, comédia e entretenimento ou algo que é dificilmente encontrado. Um aspecto visual marcante e que se destaca de postagens tradicionais também pode ser decisivo para gerar compartilhamentos.

Entrar na onda dos memes é uma boa tática e costuma apresentar bons resultados quando se trata de conteúdo compartilhável. Gifs, imagens e vídeos são os melhores formatos e tendem a ser mais eficientes.

O Facebook até criou um termo para isso: “thumb stopping” (algo como “parada do polegar”).

Ao fazer isso, é quase instantânea a vontade de compartilhar a informação, não é mesmo? É essa sensação que você precisa causar no seguidor, oferecendo um conteúdo totalmente exclusivo, inovador e educativo.

Estimule uma ação

Você já ouviu falar em CTA? Trata-se da abreviação do termo Call to Action (chamada para ação), uma estratégia utilizada em textos e sites para estimular o leitor a realizar uma ação especifica.

No Facebook, é possível utilizar o CTA de diversas maneiras. Invista em frases como “compartilhe este post”, “o que você acha do assunto?” ou “você já passou por essa situação?”.

Outra dica é fazer o jogo de completar a frase, como “O que você faria se pudesse investir o valor X na sua estratégia de marketing digital?”. Esse tipo de post estimula a interação e causar aproximação com futuros leads.

Inclua legenda nos vídeos

O acesso à internet pelos dispositivos móveis já é maior do que o uso dos PCs de acordo com levantamento do NIC.br. Essa mobilidade faz com que o usuário utilize as redes sociais em vários locais, o que nem sempre possibilita ativar o som do vídeo.

A solução é incluir legendas, que permitem que o conteúdo seja consumido em qualquer lugar sem a necessidade de colocar fone de ouvido ou esperar para ver em outro momento.

Realize transmissões ao vivo

O Facebook Live permite realizar transmissões que ficam registradas após o encerramento da gravação. Você pode aproveitar essa nova funcionalidade para realizar bate-papos com os profissionais da sua empresa ou até mesmo com outros especialistas do mercado.

Existem alguns segmentos, como moda e culinária, que podem explorar ainda mais essa opção e realizar tutoriais de “faça você mesmo”. Use a criatividade para oferecer à sua persona um conteúdo diferente, que chame a atenção e estimule a interatividade!

Com planejamento e alguns ajustes no conteúdo é possível aumentar o engajamento no Facebook e conquistar mais vendas. Uma última dica: para obter bons resultados, lembre-se de ficar atento às métricas da vaidade!

Gostou do artigo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de outras novidades do blog!

Jose Cuervo Bartender Day Out 2023

Boituva – Voo simultâneo de balões

Hotel Nacional inn Atibaia – Workshop e Palestras

Espaço Tre Marie Boituva – Workshop e Confraternização

Aurora - Convenção de Vendas Online

300 Pessoas

Transmissão ao vivo

Rocontec
Confraternização de Fim de Ano 2023

500 Pessoas

Tênis Clube Paulista

Marilan - Encontro Nacional de Natal 2023

250 Pessoas

Atibaia Residence Hotel

IUGU

Elaboração de projetos de Comunicação Interna, Employer Branding e Ações de Endomarketing.

Embarque Iugu – Reformulação de Onboarding

Iup! – Ação de Comunicação Interna

5 Devs Respondem – Ação de Employer Branding

Universo Iugu – Endomarketing

VR

Planejamento da área de Comunicação Interna, Ações de Endomarketing e Conteúdo.

Pulsação VR – Pesquisa de pulso

Vamos Fazer Juntos – Campanha de Integração

Equidade de Gênero VR – Campanha de incentivo a diversidade

#PaisVR – Ação de Endomarketing Dia dos Pais

It’sSeg – Masters Encontro de Liderança 2023

150 Pessoas

Hotel Vila Rossa

Jose Cuervo Bartender Day Out 2022

120 pessoas

Fazenda da Grama (Atividade de Surf)

Hotel Premium Campinas – Workshop e Palestras