Social Selling: como utilizar as redes sociais para potencializar as vendas?

Social Selling: como utilizar as redes sociais para potencializar as vendas?

Você sabia que o Brasil é o país mais conectado às redes sociais no mundo? É o que diz uma pesquisa realizada pela ComScore.

Não é à toa que esse canal recebe atenção especial em toda estratégia de marketing digital, afinal, é por meio das redes sociais que as empresas podem divulgar a marca para um grande público e criar relacionamento no ambiente online. Mais do que conquistar likes, é possível efetivamente vender utilizando a força das redes sociais.

No post de hoje, vamos falar sobre o Social Selling e como essa estratégia pode potencializar suas vendas. Acompanhe!

O que é o Social Selling?

Trata-se da utilização das redes sociais para gerar relações de confiança e, consequentemente, conquistar mais leads. As ações realizadas têm como objetivo criar um relacionamento mais próximo, personalizado e gerar valor para sua marca.

Para entender a importância do Social Selling, é necessário ter em mente que as redes sociais não são vistas pelos consumidores como um canal de vendas propriamente dito. Quem está conectado nessas comunidades virtuais tem como objetivo socializar, buscar entretenimento e obter informações relevantes.

É por esse motivo que a sua empresa precisa se mostrar ativa, respondendo comentários, estimulando conversas e criando conteúdo que vá ao encontro das necessidades da persona. Dessa forma, o consumidor se interessará naturalmente pelo seu negócio e tomará a iniciativa de entrar em contato para saber mais sobre os produtos/serviços oferecidos.

Outra característica importante do Social Selling é estimular a interação dos próprios colaboradores da empresa, orientando para que eles compartilhem o conteúdo em suas redes sociais e sejam defensores da marca.

É possível utilizar as redes sociais durante seu funil de vendas, mostrando que o seu negócio possui as possíveis soluções para o problema da persona e mantendo um bom relacionamento após o fechamento do negócio.

Quais são as melhores práticas de Social Selling?

Agora que você conferiu o conceito de Social Selling, veja quais são as melhores práticas:

Utilize ferramentas de monitoramento

Além de produzir conteúdo relevante e frequente, é necessário monitorar como os seguidores estão interagindo com as postagens. Para conseguir ter uma visão geral, invista em ferramentas de monitoramento disponíveis no mercado ou conte com a ajuda de uma agência especializada.

É por meio dessa etapa que você vai identificar prováveis leads, que são aqueles seguidores que mais curtem, comentam ou compartilham. Nessa fase também é possível observar quem são os influenciadores do seu segmento e criar uma aproximação.

Qualifique os leads

Esse é momento de saber um pouco mais sobre os leads para definir aqueles que são qualificados. As redes sociais permitem saber algumas informações como cargo, empresa e até mesmo os gostos pessoais — dados importantes para o vendedor.

No primeiro contato, é importante que não se fale em venda  — o discurso deve ser voltado para gerar valor. Por exemplo: “Olá, lead! Tudo bem? Vimos que tem acompanhado com frequência o conteúdo da nossa página. Podemos ajudar?”.

Analise os resultados

Após o trabalho de captação e abordagem, é importante analisar os resultados da estratégia e se estão de acordo com os objetivos estipulados pela empresa.

Quando falamos de mensurar os ganhos, não estamos falando apenas das vendas, mas também das visualizações nas publicações, curtidas, comentários, compartilhamentos, e captação e qualificação de leads.

Uma última observação: essa estratégia exige tempo e a integração das equipes de venda e marketing. Para obter resultados satisfatórios, é importante alinhar as metas e estimular a comunicação entre os colaboradores.

Viu como o social selling pode potencializar suas vendas? Com uma estratégia bem definida para as redes sociais, é possível criar um relacionamento mais próximo com seguidores, fortalecer a marca e conquistar novos negócios.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e fique pode dentro das novidades do blog!

Jose Cuervo Bartender Day Out 2023

Boituva – Voo simultâneo de balões

Hotel Nacional inn Atibaia – Workshop e Palestras

Espaço Tre Marie Boituva – Workshop e Confraternização

Aurora - Convenção de Vendas Online

300 Pessoas

Transmissão ao vivo

Rocontec
Confraternização de Fim de Ano 2023

500 Pessoas

Tênis Clube Paulista

Marilan - Encontro Nacional de Natal 2023

250 Pessoas

Atibaia Residence Hotel

IUGU

Elaboração de projetos de Comunicação Interna, Employer Branding e Ações de Endomarketing.

Embarque Iugu – Reformulação de Onboarding

Iup! – Ação de Comunicação Interna

5 Devs Respondem – Ação de Employer Branding

Universo Iugu – Endomarketing

VR

Planejamento da área de Comunicação Interna, Ações de Endomarketing e Conteúdo.

Pulsação VR – Pesquisa de pulso

Vamos Fazer Juntos – Campanha de Integração

Equidade de Gênero VR – Campanha de incentivo a diversidade

#PaisVR – Ação de Endomarketing Dia dos Pais

It’sSeg – Masters Encontro de Liderança 2023

150 Pessoas

Hotel Vila Rossa

Jose Cuervo Bartender Day Out 2022

120 pessoas

Fazenda da Grama (Atividade de Surf)

Hotel Premium Campinas – Workshop e Palestras