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Qual o papel de uma agência de comunicação? Entenda!

Delegar atividades de determinados departamentos a empresas terceirizadas é uma prática comum que busca garantir a qualidade dos serviços. Afinal, muitos fornecedores têm as características necessárias para obter bons resultados: especialização e eficiência.

Ao contrário do que acontece com outros tipos de serviço, porém, o sucesso da parceria com uma agência de comunicação exige que ela tenha um papel diferenciado, expandindo sua atuação para além de uma simples executora de projetos.

Entenda agora como essa parceria pode garantir bons resultados:

1. Conhecer profundamente o negócio do cliente

O sucesso das iniciativas de comunicação depende da capacidade de transmitir a essência da marca e atingir o propósito da organização. Não é possível obter esse resultado sem conhecer o negócio em profundidade para estabelecer o tom mais apropriado para suas ações.

Por isso, mais do que conhecer os aspectos comerciais — posicionamento no mercado, concorrentes e desafios —, é preciso desvendar o que há além dos números, como a história da empresa, produtos comercializados, missão e os valores que ela pratica.

2. Direcionar ações de acordo com a melhor estratégia para o cliente

Embora isso pareça óbvio, nem sempre é assim que as agências direcionam seu projeto. Algumas delas tomam decisões pensando apenas no budget de mídia, motivadas pelo bônus de volume pela quantidade de publicidade veiculada (BV).

Esse é mais um motivo pelo qual sua organização precisa buscar parceiros de confiança. Certifique-se de que o foco das ações de comunicação seja o crescimento e a competitividade do seu negócio e que as iniciativas sejam tomadas nessa direção.

3. Contribuir para a definição da melhor estratégia para o cliente

Uma agência de comunicação é capaz de auxiliar na elaboração de estratégias realmente eficientes para o crescimento do negócio de seus clientes. Mas nem sempre o cliente permite que isso aconteça, pois não é raro que ele imponha suas próprias decisões.

Essa é uma ação contraditória e improdutiva, que impede a agência de desempenhar um papel estratégico. Afinal, à medida que sua única opção é executar as ideias impostas pelo cliente — nem sempre acertadas —, o negócio deixa de ter os resultados esperados.

Esse tipo de situação gera um círculo vicioso prejudicial para o cliente. Ele passa a confiar menos na atuação da agência, centraliza cada vez mais as decisões e impede a atuação estratégica, fazendo com que a parceria apresente resultados abaixo do esperado.

Portanto, atuar em conjunto para elaborar e discutir estratégias, confiando na expertise do grupo de profissionais, é a melhor alternativa para obter resultados e fazer o investimento valer a pena.

4. Apontar melhorias e propor soluções

A atuação estratégica da agência de comunicação envolve uma análise cuidadosa do resultado das ações. Da mesma forma que é preciso liberdade para atuar de forma estratégica, a agência deve ter a possibilidade de apontar aspectos que necessitam de melhorias e propor soluções.

Quando existe esse nível de colaboração, é possível facilitar processos de mudanças necessários ao crescimento da empresa. Entre essas mudanças, podemos destacar o posicionamento da marca diante do mercado e até mesmo alterações no modelo de gestão e nas estratégias de negócios.

5. Trabalhar integrada à equipe do cliente

Delegar não significa abandonar, e esse é um dos principais segredos para obter bons resultados com a terceirização de qualquer serviço, incluindo os de comunicação. Da mesma forma que o cliente não deveria impor uma estratégia, também não basta contratar uma agência e esperar que todos os seus problemas sejam resolvidos.

O sucesso depende de um relacionamento colaborativo e integrado, em que o conceito de parceria seja de fato aplicado. A empresa alimenta o trabalho da agência com informações, feedbacks, anseios, antecipação de projetos e visões para o futuro da organização. A agência, por sua vez, age como uma extensão de seu cliente e responde com sua expertise, estratégia e entusiasmo para produzir resultados.

E então, entendeu qual é o papel de uma agência de comunicação? Quer estabelecer esse tipo de parceria para ter resultados extraordinários em sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como as nossas soluções podem ajudar a alavancar o seu negócio!

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