6 dicas para você fazer um conteúdo de marketing viral

BLOG

Novidades

6 dicas para você fazer um conteúdo de marketing viral

Você já se deparou com um vídeo, um gif, uma piada ou até mesmo uma imagem de uma campanha publicitária que estava todo mundo compartilhando e falando, não é mesmo? Você sabia que se trata de uma estratégia do marketing chamado de Marketing Viral?

Essas campanhas que se popularizam “da noite pro dia” são chamadas assim por conta do nome lembrar um pouco a palavra vírus… Mas é por um bom motivo, já que vírus se espalham rápido. Daí o nome “Marketing Viral”.
Essas campanhas trazem uma linguagem fácil e um entendimento rápido, para que possam ser disseminadas de uma maneira simples nas redes sociais. Para ter sucesso no marketing viral, é necessário ter essas dicas em mente:

FOQUE NA EMOÇÃO

Segundo Aristóteles, existem três grandes princípios para que as pessoas queiram compartilhar ideias, que são: apelo ético, apelo emocional e apelo lógico justificável. É importante entender que campanhas com alto teor de sentimentos são mais fáceis de serem espalhadas e comentadas, já que as emoções são o que determinam o impulso de nossas ações.
Invista em sentimentos mais nobres como compaixão, felicidade, amor, etc… Porque as pessoas tendem a compartilhar aquilo que lhes faz melhor.

ESCOLHA O PÚBLICO-ALVO

Pense em como o seu público se comporta, o que ele consome na internet e o que mais chama a atenção, para que seu conteúdo seja relevante e assim, compartilhado.

SEJA INOVADOR

Segundo a pesquisa da BufferApp, a surpresa é a segunda reação que faz com que um conteúdo viralize, se tornando uma das ferramentas chaves pra o marketing viral. Procure adicionar algum elemento inesperado em seu conteúdo. Um bom fator surpresa pode estar até mesmo na thumbnail, por ser a primeira coisa que o consumidor vê, ela tem o poder de chamar por si só a atenção, e ainda fixar a sua identidade visual na mente.

INVISTA NO SEU CONTEÚDO

Depois que tiver definido que canal de comunicação será usado para disseminar a sua campanha, considere algumas alternativas de investimento, como por exemplo, patrocinar o post com base nos estudos de público realizados anteriormente.

SEJA BREVE

A mensagem precisa ser curta e clara para um compartilhamento rápido. Vídeos de até 3 minutos, um meme, um gif ou uma imagem com um curto texto são uma ótima pedida dentro do marketing viral.

CALL TO ACTION

Se o seu foco com o marketing viral é gerar uma maior monetização para seus negócios, não se esqueça de implementar uma “chamada à ação”, para que os dados dos consumidores sejam captados e assim possam se realizar ações de venda ou redirecionamento para outros conteúdos da sua estratégia.

Está entrando de cabeça no mundo do marketing digital e quer receber uma avaliação da sua estratégia? Entre em contato conosco e para receber um diagnóstico gratuito para sua empresa.

Comentários

comentários