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Micro-momentos: o que são e como implementá-los na sua estratégia digital

Imagina que você está com seus amigos e surge o assunto “onde foi a Copa do Mundo de 2002”. Você tem certeza que foi no Japão e seu amigo tem a certeza de que foi na Coréia… Nesse momento, o que vocês fazem?

A) Pegam o celular e fazem uma pesquisa para descobrir onde realmente foi.
B) Vocês vão até a biblioteca mais próxima procurar uma enciclopédia que conte a história da copa de 2002.
C) Você pede uma orientação divina e espera que a resposta aparecer na sua mente.

Nós temos quase 100% de certeza de que você respondeu a alternativa A, porque o mais óbvio é pegar o celular e fazer uma pesquisa rápida, pra não interromper as brincadeiras em cima daqueles amigos que erraram a resposta, certo?

Isso é o que o Google chama de “micro-momentos” e são eles que veem revolucionando, não só os hábitos dos consumidores, mas a relação das marcas com os consumidores.

O QUE SÃO ESSES TAIS MICRO-MOMENTOS?

Os micro-momentos são esses momentos rápidos em que buscamos algo e tomamos uma decisão baseada nisso.
Brincar com o amigo que errou a resposta é só um exemplo disso, mas existem outros 4 tipos de micro-momentos separados pelo Google.

QUAIS SÃO OS 4 MICRO-MOMENTOS IMPORTANTES?

Levando em consideração o fato de que o público brasileiro, que possuem smartphones, olha o celular em média 86 vezes por dia, segundo o próprio Google, é importante saber qual é o momento mais relevante para aparecer para o cliente.

E são eles:

POR QUE ESSES MOMENTOS SÃO TÃO IMPORTANTES?

É totalmente perceptivo o quanto os hábitos dos consumidores mudaram e o quanto a internet influencia a vida das pessoas.

Vivemos em uma era imediatista, onde a informação chega quase instantaneamente e nossas decisões são frutos de impulsos gerados por necessidades que apareceram sem aviso prévio.

Não é à toa que em uma recente pesquisa feita ainda pela Google mostrou que 94% dos usuários de smatphones, os utilizam para buscar informações enquanto 80% dos brasileiros, usuários desse dispositivo, o utilizam para saber mais sobre algum produto ou serviço.

Seguindo essa linha, não é nada assustador que a internet tenha ultrapassado todas as outras mídias convencionais no Brasil, em termo de quantidade de tempo gasto por dia, já que os acessos podem vir de múltiplos dispositivos diferentes, como tablets, laptops, smartphones, smartTV’s, smartwatchs, entre outros.

A internet também serve como uma fonte de opiniões, sendo a terceira que mais levamos em consideração, já que amigos e família vêm em primeiro lugar, certo? Esperamos que sim.

Até por isso, houve um aumento na produção em visualizações de vídeos de pessoas que contam suas experiências pessoais com determinado produto, marca ou serviço, e é aí que entra o próximo tópico.

COMO VOCÊ PODE APROVEITAR ESSES MICRO-MOMENTOS?

Como falamos anteriormente, existem 4 “tipos” de micro-momentos e todos são janelas de oportunidade para contato direto com o usuário, e aqui vão algumas dicas de como aproveitar cada momento e uma dica bônus:

  • É importante gerir uma fonte de informação que leve o nome da sua marca, porque com uma boa estratégia de SEO, além de gerar leads, você será referência na hora que o usuário quiser saber de algo;
  • Com a captação do local em que o consumidor se encontra, é interessante que você mantenha todos os seus dados, como localização e horário de funcionamento, caso tenha um ponto de venda físico, para que o seu nome apareça nas regiões próximas ao seu estabelecimento;
  • Para sanar as dúvidas de como usar o seu produto ou até mesmo gerir com conteúdos mais afunilados, é legal investir em vídeos com influenciadores que mostram a utilidade do produto, entre outras coisas;
  • Na hora de comprar, existem 3 tipos de consumidores:

Então é interessante conhecer os consumidores, para compreender qual o melhor jeito de se posicionar para que a informação seja relevante, aumentando a taxa de conversão.

DICA BÔNUS

Segundo o próprio Google, em uma pesquisa divulgada em março de 2016, 53% dos visitantes abandonam sites-mobile que levam mais de 3 segundos para carregar e cada segundo de demora, diminui a taxa de conversão. Então a dica bônus é: otimize seu site e a experiência do usuário, para que o seu site não seja um problema para você.

A força dos micro-momentos pode ser a oportunidade que você precisa para melhorar o desempenho das suas campanhas, conheça também como elaborar uma estratégia de sucesso no marketing digital.

Se você se interessou nesse assunto e quer implementar nas suas estratégias, entre em contato conosco para tomarmos um cafezinho.

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