Comunicação interna e sua importância na produtividade da empresa

BLOG

Novidades

Comunicação Interna

Comunicação interna e sua importância na produtividade da empresa

Quem faz uma empresa acontecer são as pessoas. E precisamos valorizar a comunicação com nossos clientes internos, como fazemos para os externos. Aprenda mais sobre comunicação interna!

A comunicação interna é uma pauta importante dentro das empresas, não importa seu tamanho, maturidade ou segmento de atuação. Além de se preocupar com o que é projetado nas mensagens de dentro da empresa para o exterior, também é preciso pensar na comunicação como ela ocorre dentro das suas próprias estruturas.

Falar em comunicação interna significa discutir as melhores maneiras de a empresa se comunicar com os colaboradores, para em seguida potencializar a comunicação de uns com os outros e com as lideranças de maneira mais eficaz possível.

Por isso, continue lendo para conhecer melhor a importância da comunicação interna e como impulsionar a sua!

Por que se preocupar com comunicação interna

Quem trabalha com comunicação interna será o responsável por todo o fluxo de conversas e mensagens (oficiais e não oficiais) dentro de uma organização. Pela importância da tarefa, fica clara também a importância de acompanhá-la de perto, não é mesmo?

Comunicações internas fortes promovem internamente os valores e a cultura da empresa, como transparência ou produtividade, por exemplo.

Quando a gestão se comunica bem com os colaboradores, a transparência é o primeiro valor transmitido. O time, quando bem informado, se sente valorizado e mais motivado a se alinhar aos objetivos definidos pela diretoria. Isso é essencialmente importante pois são os funcionários que estão envolvidos no funcionamento da empresa. Quanto maior o nível de envolvimento de um funcionário, maiores os níveis de moral na equipe. Na prática, os colaboradores ficarão motivados quando perceberem que são parte crucial para o sucesso da empresa.

Outro ponto importante é que a comunicação bem trabalhada alinha o discurso da equipe. Quando o time se comunica bem entre si, fica mais fácil evitar erros por falta de informação.

Também é através da comunicação interna que os objetivos da empresa podem ser explicados a todos os colaboradores, de modo que cada indivíduo possa alinhar seus objetivos e metas pessoais de forma conjunta com as da empresa.

Como promover uma boa comunicação interna

Como a comunicação interna tem um papel vital no sucesso do negócio, existe a necessidade crescente de melhorar os níveis de comunicação no dia a dia empresa. A seguir estão as principais dicas para te ajudar a desenvolver uma comunicação interna ainda mais eficaz:
Facilite o acesso à informação
Como falamos acima, transparência é importante no processo de comunicação nas empresas. Para engajar e estimular a produtividade, o funcionário deve conseguir chegar às informações que são relevantes a ele. Na prática, comunique mudanças, anuncie novidades e compartilhe de modo claro as informações não-sensíveis com o time, seja através dos gestores da empresa ou dos canais de comunicação oficiais.

Estabeleça cultura de feedback
Uma parte importante da comunicação nas empresas se baseia em saber dar retorno ao time. De forma individual mas também em grupo, cultive a cultura do feedback para sempre retornar ao time o que vem dando certo e o que precisa ser melhorado. Isso estabelece canais diretos de diálogo que só têm a fomentar o crescimento das partes envolvidas.

Use a tecnologia a seu favor
Quando se fala em comunicação interna, muitas empresas associam aos simples quadros de avisos e mensagens escritas espalhadas pelo espaço de trabalho. A verdade é que a comunicação não precisa e nem deve mais ser assim.
Tente sempre desenvolver canais que os colaboradores já estejam familiarizados e são utilizados no dia a dia. Aproveite inclusive os canais digitais que o seu time usa para tornar a comunicação mais dinâmica, ágil e até mesmo divertida. É para isso que existem aplicativos e ferramentas de comunicação como o Slack, Trello e Facebook Workplace, por exemplo, totalmente voltados para comunicação no espaço de trabalho.

Promova a interação cara a cara
Usar a tecnologia é imprescindível, mas o cara a cara também conta muito na comunicação interna. Faça com que seu ambiente de trabalho seja saudável e estimule conversas frente à frente, seja em reuniões, eventos e treinamentos ou no dia a dia, pelos corredores mesmo. Garantir que o time interaja pessoalmente também é importante para evitar as interpretações erradas que a comunicação escrita pode causar, também passando um sentimento de conexão e empatia entre os colaboradores.

Gostou das nossas dicas e quer continuar acompanhando outros conteúdo exclusivos? Então siga os nossos perfis no Facebook e no Linkedin para ficar sempre por dentro de todas as novidades!

Comentários

comentários

Be the first to comment “Comunicação interna e sua importância na produtividade da empresa”