6 Soluções de vídeo para melhorar o marketing da sua empresa

BLOG

Novidades

post-vídeo-mkt-web

6 Soluções de vídeo para expandir seus resultados de marketing na web

Pare tudo e pense: Qual a presença do vídeo na timeline do seu Facebook ou Instagram nesta semana?

É fato que a internet está cada vez mais recheada de vídeos, já que eles são a maior tendência em comunicação on-line atualmente. Só para se ter uma ideia: o Youtube tem mais de 1 bilhão de visualizações todos os dias.

Sabia também que os vídeos são o formato de conteúdo que gera o melhor ROI (retorno sobre investimento)?

 

Mas por onde começar?

É necessário definir primeiramente o seu objetivo. Por que você precisa desse vídeo? O que você deseja alcançar com essa comunicação? Qual mensagem deseja passar? Precisa lançar um produto, aumentar suas vendas, motivar ou informar seus funcionários?

E tão importante quanto definir seu objetivo é definir o seu público.

Afinal, com quem deseja falar?

Entender as características desse público é fundamental para determinar a abordagem e estratégias e, enfim, definir a melhor solução de vídeo-marketing pra você alcançar o retorno desejado e ver seu vídeo bombando na web.

 

Solucionando seus problemas

Mas o que é uma solução de vídeo-marketing?

Essas soluções são formas de combinar o tipo de linguagem que vai ser utilizada, a plataforma, oformato de vídeo entre outras características da produção audiovisual.

Com esses modelos, você tem mais chance de fazer parte dos 102 minutos consumidos mensalmente em vídeo na web por pessoas de 16 a 45 anos, por exemplo. (Fonte: Millward-Brown)

Entre tantas possibilidades de utilização, separamos as 6 que consideramos mais úteis para você desbravar o mundo dos vídeos on-line.

 

  1. VLOG

A primeira delas é o VLOG. É um formato ideal para apresentar um produto, mostrar uma entrevista ou um making off. Ele pode ser de qualquer assunto, e enganam-se aqueles que acham que somente youtubers podem utilizá-lo.

A Danubio criou um VLOG para falar de uma ação chamada “Põe na Conta da Danubio”. O vídeo traz o Tatola (locutor da Rádio 89 FM) entrevistando a chef de cozinha e um parceiro da ação, que envolveu o supermercado Mambo e o food truck Merenda de Rua.

Veja como a empresa utilizou o VLOG para promover a sua marca:

 

Mas lembre-se que, como uma boa solução, é necessário utilizá-lo de uma forma inteligente. Ir além de Youtube e Vimeo e inseri-lo nas redes sociais da empresa é uma boa ideia.

 

  1. Culture Video

A segunda sugestão é o Culture Video. Muitas organizações utilizam esse formato para mostrar a cultura da empresa, destacando o ambiente de trabalho, entrevistando funcionários e mostrando o dia a dia da organização.

Uma empresa que é um grande exemplo de vídeos desse tipo é o Google. Veja um dos vídeos entre os diversos existentes feitos pelo canal Nat and Lo:

 

É uma excelente forma de mostrar o lado mais humano da empresa, sem se prolongar. Faça vídeos curtos.

 

  1. Webinar

Citamos também o Webinar. Ferramenta do Google Hangout, essa solução pode ser definida como um seminário transmitido através da web, e possibilita interação em tempo real entre participantes e apresentadores.

Ele pode ser utilizado como uma sessão de perguntas e respostas, debate, apresentações de produtos entre outros fins.

Um dado importante, é que nos Estados Unidos, 62% dos profissionais de Marketing utilizam o webinar em suas estratégias. A ferramenta está entre as 5 com melhor custo benefício, segundo a Content Marketing Institute.

 

  1. Tutorial e Dicas de Uso

O Tutorial e Dicas de Uso é uma boa opção para mostrar como funciona o seu produto e aproximar o usuário da sua marca.

A Contém 1g fez diversos vídeos demonstrando como usar o seu produto. Uma boa forma de divulgar sua marca por meio de dicas úteis para o dia a dia do seu target. Veja um deles, que traz o look Calêndula:

 

O objetivo do vídeo está totalmente ligado à experiência da marca, e sua duração é bem flexível, podendo variar conforme o seu produto. Esse formato pode ser utilizado com grande efetividade também no Instagram.

  1. Testemunhal

Bastante autêntico, o Testemunhal é um formato que traz experiência e reforço da sua marca. Através do depoimento de um usuário, o modelo passa a credibilidade necessária para o produto ou serviço.

Você pode conseguir um depoimento de um cliente satisfeito com seu produto e que aceite falar o porquê fazer negócio com você, citando qualidades do seu produto, atendimento, serviço e diferenciais da sua marca no mercado.

  1. GIF

Por fim, consideramos importante o famoso GIF.

Sim, o GIF é um vídeo e possui grande importância na web. Se bem utilizado, é uma ótima ferramenta para aproximar sua marca do público desejado. Ele vai muito além do humor e pode ser viralizado com muita facilidade.

O McDonalds, por exemplo, sabe da importância do GIF e o utilizou para comunicar que está disponível durante o dia e a noite para seus clientes. Confira:

 

mcdonalds

 

A receita do sucesso

E aí? Pronto para trabalhar com vídeos?

Lembre-se que, muito mais do que conhecer as soluções existentes, é saber que o segredo está na combinação dos “ingredientes”. Para isso, você pode contar com auxílio de profissionais especialistas e que conheçam bem o mercado.

Ficou alguma dúvida? Escreva pra gente!

Esse artigo foi útil pra você? Curta e compartilhe!

Comentários

comentários