Como conquistar o engajamento de sua equipe em Campanhas de Incentivo

Como conquistar o engajamento de sua equipe em Campanhas de Incentivo

Muitas vezes as empresas oferecem premiações atrativas em suas campanhas de incentivo, mas mesmo assim não conseguem a participação desejada, a equipe se desmotiva e ao final do projeto não conseguem atingir os resultados esperados.

Mas por que motivos a equipe não participou ativamente? Por que será que se desmotivaram ao longo da campanha ou simplesmente nem participaram?

Pesquisas realizadas por empresas como Gallup e Sirota repetidamente há mais de 20 anos apontam que apenas 27% dos funcionários estão completamente engajados em campanhas de incentivo das empresas.

Vários podem ser os fatores que contribuem para este cenário, porém, observando algumas regras simples a chances de atingir suas metas aumentam e muito.

Destacamos 5 pontos estratégicos que contribuirão efetivamente para que os objetivos pretendidos sejam alcançados.

1. Envolvimento

Envolva toda sua equipe, faça com que se sintam parte integrante e importante do projeto. O sentimento de participação e pertencimento leva diretamente à motivação que está diretamente ligada aos anseios, desejos, sonhos e objetivos do profissional.

Segundo a empresa americana Aberdeen Group os principais fatores que alimentam a motivação dos funcionários são:

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É fundamental então que as empresas encorajem a motivação pessoal gerando assim atitudes positivas em relação à empresa e a campanha em si.

 

2. Desenvolva uma mecânica simples

A forma de participação deve ser simples e de fácil entendimento.

Monte um regulamento claro: O participante não pode ter dúvidas sobre a mecânica, tampouco sobre os prêmios oferecidos e como conquistá-los.

Simplifique: esqueça tabelas de conversões, equivalências e contas mirabolantes para participar. Quanto mais simples for maior será o engajamento.

Credibilidade é tudo

Uma prática comum é alterar a mecânica da promoção durante a campanha, ou seja, mudar a regra do jogo.

Nada aconselhável, pois, além de perder a credibilidade, você ainda corre um grande risco de desestimular aquele que está prestes a atingir seu objetivo. Nesses casos, o engajamento da equipe tende a despencar.

Possibilite em sua mecânica que todos os envolvidos tenham reais possibilidades de ganhar e de forma justa.

 

3. Atenção nas Premiações

Uma premiação atrativa é um dos fatores-chave para uma boa adesão. É errado imaginar que prêmios sedutores sejam só bens materiais. Cada público tem um perfil exclusivo e, portanto, diferentes interesses e expectativas.

Na hora de propor a premiação não deixe de avaliar o perfil profissional e sócio econômico de seu público. As premiações também devem estar de acordo com as metas, cargos e setores de atuação dos participantes. Na área de vendas, por exemplo, catálogos de prêmios são muito bem vindos. Já quem atua em cargos executivos, o prestígio, como estar em um grupo seleto e vivenciar experiências especiais como uma viagem exclusiva é muito mais eficaz.

Portanto, conhecer bem seu público na hora de escolher a premiação é sempre um bom negócio para aumentar o engajamento.

Premiações intermediárias

Algumas empresas até entregam premiações finais bem convidativas, como viagens internacionais ou carros, mas não se preocupam em ofertar premiações intermediárias que também sejam relevantes. Muitas vezes as limitações de verba impedem, mas é importante lembrar que uma premiação intermediária sedutora não precisa necessariamente ter um alto valor monetário.

Realmente quando a campanha é de curta duração ou atinge um público pequeno, a melhor estratégia é focar na premiação final. Mas esta estratégia não vale para campanhas mais longas ou com muitos participantes, porque dificulta a sustentação do envolvimento desejado.

O ideal é adequar um bom prêmio final com premiações intermediárias também atrativas, mantendo assim a motivação durante todo o período da campanha.

 

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Plataformas de premiação

Outra dica é utilizar plataformas de premiação na hora de premiar. Pois é, as plataformas de premiação são soluções bem interessantes.

A escolha da plataforma mais adequada é um passo essencial para o sucesso. É necessário entender a fundo as limitações de cada tecnologia e questionar até onde elas poderão atender suas expectativas a curto, médio e longo prazo.

Diversas empresas especializadas oferecem desde catálogos de prêmios até serviços e experiências cuidando de todo o processo de cadastramento, entrega e administração da premiação, que pode se dar através de cartões, vouchers ou simples login em um hotsite.

É de suma importância escolher um sistema de premiação totalmente customizável, flexível, simples e assertivo nas informações e interface com o usuário. É desejável também que possibilite um ambiente moldável, de acordo com o perfil da sua empresa e da campanha que você irá promover e gerenciar.

Veja os 7 principais pontos à serem levantados sobre a plataforma:

  • Quanto tempo ela tem no mercado?
  • Quais são seus principais clientes?
  • Possui uma boa reputação?
  • Possui um bom suporte?
  • Pode se integrar facilmente ao site da campanha?
  • Possui uma interface amigável e intuitiva?
  • Emite relatórios gerenciais de resgate e desempenho?

 

4. Definição de Metas

Outro fator que não gera o engajamento esperado é propor metas inalcançáveis.  Nem sempre o que a empresa necessita é factível de ser alcançado no período da campanha.

Estipular metas inatingíveis pode parecer bom para conseguir-se um resultado melhor, mas não é, mesmo que se prometam premiações fantásticas. O resultado pode ser um sentimento de frustração e desmotivar mais do que motivar.

Segundo Jorge Meduar, vice-presidente de Desenvolvimento Setorial da AMPRO, (Associação de marketing promocional) podemos considerar que quando as metas são super estimadas, as pessoas, ao invés de se sentirem motivadas, já saem perdedoras, o que leva a campanha ao fracasso”.

Tenha um objetivo claro e estipule metas possíveis de serem atingidas, seja para aumentar suas vendas, ou simplesmente melhorar o ânimo do colaborador.

Saber até onde seu time pode chegar é crucial. Reveja as metas propostas ao longo da campanha, pois, dessa forma, você garantirá a renovação do ânimo de cada colaborador e tornará sua equipe mais competitiva.

 

5. Sustentação da Campanha

Manter uma comunicação frequente é de extrema importância para manter o foco e motivação do seu colaborador. A divulgação periódica de informações ao time contribui para a manutenção do engajamento na ação. Também é importante lembrar a equipe com frequência dos prêmios a que estão concorrendo.

Os resultados de desempenho devem ser comunicados constantemente para que o participante acompanhe todo o processo e se mantenha envolvido.

A comunicação pode ser feita por meio de cartazes, vídeos, banners, folders, broadsides, newsletter, camisetas, displays de mesa entre outros.

 

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Os meios eletrônicos, obviamente, cada vez estão mais presentes na comunicação. Utilize SMS, e-mails marketing e mensagens na intranet.

Presentear o colaborador com gifts conceituais também é uma boa forma de manter o engajamento, pois itens alusivos deixam um resíduo da campanha na mente dos participantes. O uso do humor é sempre bem-vindo nesse tipo de ação.

Evidentemente todas essas comunicações só terão efeito se forem feitas periodicamente para que a campanha não caia no esquecimento.

Em suma…

Manter o engajamento de sua equipe vai muito além de uma boa premiação.

Desenvolva uma mecânica de fácil entendimento.

Saber que há uma possibilidade real e justa de ser premiado com algo atrativo é de suma importância para gerar maior motivação e envolvimento.

A comunicação em dia ajudará a não deixar “a peteca cair”, e facilitará o planejamento do colaborador para atingir sua meta e gerar, consequentemente, os resultados esperados pela empresa.

Nada tão complicado, não é? Que tal colocar em prática?

Você pode ainda buscar a ajuda de especialistas para criar uma campanha eficiente que garanta o engajamento e êxito pretendido.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir nosso texto sobre comunicação interna: O que é Endomarketing e qual sua importância para as empresas?

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