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Métricas de marketing digital: quais são as mais importantes para sua empresa?

A melhor maneira de se certificar que suas iniciativas no marketing digital estão dando certo é com o acompanhamento e interpretação dos resultados. Quando foi a última vez que você examinou seus indicadores de performance?

Com tantas opções, pode ficar difícil saber quais métricas de marketing digital são essenciais para um monitoramento estratégico. As alternativas são muitas, só que determinados índices são mais competentes do que outros na hora de oferecer um retrato fiel da situação das suas iniciativas na internet.

Veja abaixo as 5 métricas de marketing digital mais importantes para sua empresa:

1. Taxa de conversão

Ao enviar um e-mail marketing, exibir anúncios ou publicar posts nas redes sociais, você sempre quer que o seu público desempenhe uma ação. Ela pode ser desde uma compra até um cadastro em uma newsletter, por exemplo.

A taxa de conversão é uma das métricas de marketing digital que ajudam a determinar o sucesso destas iniciativas. Basicamente, mostra a proporção de pessoas que realizaram esta ação em relação ao todo.

2. ROI

O “return on investment” (retorno sobre investimento, em inglês) é uma das mais importantes métricas de marketing digital e de diversas outras áreas. Diretamente responsável pelo seu desempenho, este número representa a diferença entre os seus resultados e o investimento inicial.

Em termos simples, se você investiu R$ 1000 em uma campanha e obteve R$ 2000 de vendas graças a ela, o seu ROI foi de 100%. É uma excelente forma de detectar o real sucesso das suas iniciativas nesta área.

3. Taxa de rejeição

Além de monitorar o quão bem-sucedida é sua campanha, você também precisa acompanhar o que pode não estar dando certo. A taxa de rejeição mensura o número de vezes em que um usuário chegou até o seu conteúdo e logo fechou a janela ou a aba do navegador.

O seu objetivo deve sempre ser o de contar com visitantes que acessem mais material seu, portanto certifique-se de estabelecer estas rotas. A taxa de rejeição serve como um termômetro adequado para este trabalho.

4. CAC

A sigla significa custo de aquisição de clientes. Ela reúne todos os gastos que são feitos com os esforços envolvidos, desde o pagamento de funcionários até investimento em mídia. Esta é uma das principais métricas de marketing digital porque elimina qualquer dúvida a respeito do sucesso ou fracasso de suas iniciativas. O ideal é sempre gastar menos para obter um retorno maior a partir dos seus consumidores.

5. Taxa de retorno

Sempre nos negócios, é fundamental contar com uma boa fidelização de clientes. Uma das melhores métricas de marketing digital para acompanhar este trabalho é a taxa de retorno. Certifique-se de sempre olhar o número de pessoas que voltam ao seu site para ter uma ideia sobre o desempenho das suas iniciativas voltadas a encantar o público. Um índice baixo significa que a sua empresa não está deixando uma impressão marcante.

Estas métricas são apenas algumas das diversas possibilidades que o monitoramento de marketing digital oferece, mas são essenciais para que uma campanha tenha os seus objetivos atingidos. Crie o hábito de estabelecer metas e levantar estes números com regularidade para contar com um acompanhamento.

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