O marketing digital é uma disciplina que está sempre em evolução, acompanhando os avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento das pessoas. Por isso, é muito importante que as empresas estejam atentas às tendências dessa área.
Neste artigo, mostraremos 4 tendências de marketing que você precisa estar atento e o que você precisa fazer para aproveitar cada uma delas. Confira!
1. Automação de marketing
Muitas empresas já utilizam as ferramentas de automação de marketing no seu dia a dia, principalmente para otimizar o envio de e-mails e facilitar a gestão das redes sociais.
Mas a popularização das estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo estão tornando esses recursos itens indispensáveis para o sucesso dessas ações.
Atualmente, elas permitem mais do que o envio automático de mensagens para os clientes. Elas auxiliam também toda a nutrição de leads, ajudando a transformar as oportunidades de negócio, levando o consumidor até o fundo de funil de vendas de forma mais ágil e eficiente.
Por isso, plataformas como RD Station, Hubspot e SharpSpring são algumas das maiores tendências de marketing digital, indispensáveis para as empresas que desejam atrair os clientes de forma natural e sem interromper o consumo de conteúdo.
2. Vídeos para internet
Ao lado da automação, os vídeos promocionais são usados pelas empresas há vários anos para promover seus produtos e serviços. Eles conseguem transmitir mensagens de maneira mais eficaz que a mídia impressa, por exemplo, aumentando o impacto de suas campanhas.
Porém, esse tipo de material costuma ter um alto custo de produção e veiculação, impedindo que empresas de pequeno e médio porte utilizassem tal material em sua estratégia. Mas isso mudou: agora, é possível ter conteúdo audiovisual de alta qualidade, produzido por profissionais e com uma ótima relação custo-benefício.
Além disso, novas tecnologias de streaming, como o próprio YouTube ou as ferramentas de vídeos para as mídias sociais, como o Facebook Live, permitem que sua empresa compartilhe mensagens em vídeo para seus clientes de forma rápida e barata.
A importância dos vídeos para o marketing digital vem sendo cada vez mais comprovada. Uma pesquisa recente realizada pela CISCO mostra que 80% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos, destacando a importância desse tipo de conteúdo para sua estratégia.
3. Mobile Marketing
Outra tendência de marketing digital que chama muita atenção este ano é o mobile marketing. Isso acontece por conta do número de pessoas que utilizam os aparelhos celulares para acessar a internet.
Segundo o IBGE os smartphones já são os principais meios de acesso à web em nosso país, com mais de 80% de usuários utilizando esse formato, superando os computadores e notebooks. Dependendo da localidade, essa marca ultrapassa os 90%.
É preciso lembrar que boas ações de mobile marketing exigem mais do que um site responsivo, que se adapta bem a qualquer formato de tela. É muito importante que sua empresa utilize os recursos e funcionalidades exclusivas para os aparelhos mobile, como a possibilidade de realizar ligações de forma imediata e verificando a geolocalização do usuário, por exemplo.
4. Branded Content
Diferente do conteúdo de uma estratégia de Inbound Marketing, que busca produzir materiais que sejam úteis e ajudem os clientes a resolver os problemas do seu dia a dia, o Branded Content é uma estratégia que tem o objetivo de criar envolvimento e entretenimento, mesmo que o conteúdo não tenha relação direta com a marca.
Em vez de se preocupar com a geração de leads, o material produzido em uma estratégia de Branded Content é pensado para melhorar a imagem da marca, fazendo com que ela seja reconhecida no mercado e aproximando-a de seus clientes.
Uma das empresas que mais investem nessa estratégia é a Red Bull, que possui até mesmo uma TV online e vários aplicativos onde os clientes podem acessar conteúdos sobre esportes radicais, músicas e muito mais.
Por todas as facilidades oferecidas pelas mídias digitais, o Branded Content é uma das principais tendências para o próximo ano!
Agora que você já sabe quais são as 4 tendências de marketing que você precisa estar atento, que tal aprimorar suas estratégias? Confira aqui quais são as métricas de marketing digital mais importantes para sua empresa avaliar!