4 tendências de marketing que você precisa estar atento!

4 tendências de marketing que você precisa estar atento!

O marketing digital é uma disciplina que está sempre em evolução, acompanhando os avanços tecnológicos e as mudanças de comportamento das pessoas. Por isso, é muito importante que as empresas estejam atentas às tendências dessa área.
Neste artigo, mostraremos 4 tendências de marketing que você precisa estar atento e o que você precisa fazer para aproveitar cada uma delas. Confira!

1. Automação de marketing

Muitas empresas já utilizam as ferramentas de automação de marketing no seu dia a dia, principalmente para otimizar o envio de e-mails e facilitar a gestão das redes sociais.

Mas a popularização das estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo estão tornando esses recursos itens indispensáveis para o sucesso dessas ações.

Atualmente, elas permitem mais do que o envio automático de mensagens para os clientes. Elas auxiliam também toda a nutrição de leads, ajudando a transformar as oportunidades de negócio, levando o consumidor até o fundo de funil de vendas de forma mais ágil e eficiente.

Por isso, plataformas como RD Station, Hubspot e SharpSpring são algumas das maiores tendências de marketing digital, indispensáveis para as empresas que desejam atrair os clientes de forma natural e sem interromper o consumo de conteúdo.

2. Vídeos para internet

Ao lado da automação, os vídeos promocionais são usados pelas empresas há vários anos para promover seus produtos e serviços. Eles conseguem transmitir mensagens de maneira mais eficaz que a mídia impressa, por exemplo, aumentando o impacto de suas campanhas.

Porém, esse tipo de material costuma ter um alto custo de produção e veiculação, impedindo que empresas de pequeno e médio porte utilizassem tal material em sua estratégia. Mas isso mudou: agora, é possível ter conteúdo audiovisual de alta qualidade, produzido por profissionais e com uma ótima relação custo-benefício.

Além disso, novas tecnologias de streaming, como o próprio YouTube ou as ferramentas de vídeos para as mídias sociais, como o Facebook Live, permitem que sua empresa compartilhe mensagens em vídeo para seus clientes de forma rápida e barata.

A importância dos vídeos para o marketing digital vem sendo cada vez mais comprovada. Uma pesquisa recente realizada pela CISCO mostra que 80% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos, destacando a importância desse tipo de conteúdo para sua estratégia.

3. Mobile Marketing

Outra tendência de marketing digital que chama muita atenção este ano é o mobile marketing. Isso acontece por conta do número de pessoas que utilizam os aparelhos celulares para acessar a internet.

Segundo o IBGE os smartphones já são os principais meios de acesso à web em nosso país, com mais de 80% de usuários utilizando esse formato, superando os computadores e notebooks. Dependendo da localidade, essa marca ultrapassa os 90%.

É preciso lembrar que boas ações de mobile marketing exigem mais do que um site responsivo, que se adapta bem a qualquer formato de tela. É muito importante que sua empresa utilize os recursos e funcionalidades exclusivas para os aparelhos mobile, como a possibilidade de realizar ligações de forma imediata e verificando a geolocalização do usuário, por exemplo.

4. Branded Content

Diferente do conteúdo de uma estratégia de Inbound Marketing, que busca produzir materiais que sejam úteis e ajudem os clientes a resolver os problemas do seu dia a dia, o Branded Content é uma estratégia que tem o objetivo de criar envolvimento e entretenimento, mesmo que o conteúdo não tenha relação direta com a marca.

Em vez de se preocupar com a geração de leads, o material produzido em uma estratégia de Branded Content é pensado para melhorar a imagem da marca, fazendo com que ela seja reconhecida no mercado e aproximando-a de seus clientes.

Uma das empresas que mais investem nessa estratégia é a Red Bull, que possui até mesmo uma TV online e vários aplicativos onde os clientes podem acessar conteúdos sobre esportes radicais, músicas e muito mais.

Por todas as facilidades oferecidas pelas mídias digitais, o Branded Content é uma das principais tendências para o próximo ano!

Agora que você já sabe quais são as 4 tendências de marketing que você precisa estar atento, que tal aprimorar suas estratégias? Confira aqui quais são as métricas de marketing digital mais importantes para sua empresa avaliar!

Jose Cuervo Bartender Day Out 2023

Boituva – Voo simultâneo de balões

Hotel Nacional inn Atibaia – Workshop e Palestras

Espaço Tre Marie Boituva – Workshop e Confraternização

Aurora - Convenção de Vendas Online

300 Pessoas

Transmissão ao vivo

Rocontec
Confraternização de Fim de Ano 2023

500 Pessoas

Tênis Clube Paulista

Marilan - Encontro Nacional de Natal 2023

250 Pessoas

Atibaia Residence Hotel

IUGU

Elaboração de projetos de Comunicação Interna, Employer Branding e Ações de Endomarketing.

Embarque Iugu – Reformulação de Onboarding

Iup! – Ação de Comunicação Interna

5 Devs Respondem – Ação de Employer Branding

Universo Iugu – Endomarketing

VR

Planejamento da área de Comunicação Interna, Ações de Endomarketing e Conteúdo.

Pulsação VR – Pesquisa de pulso

Vamos Fazer Juntos – Campanha de Integração

Equidade de Gênero VR – Campanha de incentivo a diversidade

#PaisVR – Ação de Endomarketing Dia dos Pais

It’sSeg – Masters Encontro de Liderança 2023

150 Pessoas

Hotel Vila Rossa

Jose Cuervo Bartender Day Out 2022

120 pessoas

Fazenda da Grama (Atividade de Surf)

Hotel Premium Campinas – Workshop e Palestras