O acompanhamento dos números conquistados pela sua marca no ambiente digital é muito importante para saber se a sua estratégia está dando certo. No entanto, essa análise precisa ser feita de forma inteligente, pois certas métricas são mais estratégicas do que outras.
Você já se pegou monitorando as chamadas métricas de vaidade? Trata-se de números que aparentam ser importantes, mas não ajudam a levar sua empresa para mais perto de seus objetivos. Logo, equipes que acompanham esses números costumam trabalhar de forma bem desalinhada com o foco de suas campanhas.
Quer saber se você também está cometendo esse erro? Veja a seguir 5 exemplos de métricas de vaidade:
1. Seguidores
Muitos relatórios de presença digital dão bastante destaque para quantos seguidores (ou curtidas, no caso do Facebook) um perfil tem nas mídias sociais, além de mostrar o quanto este indicador cresceu.
Em vez de focar nesse número, prefira analisar se essa audiência realmente está alinhada com aquele que é considerado o seu público-alvo. É preferível ter menos seguidores que sejam legitimamente interessantes para a sua marca do que um público vasto que não se interessa pelos seus serviços.
2. Visualizações de página
Acompanhar o tráfego do seu site oferece insights sobre o comportamento do seu público, mas é preciso se manter longe das métricas de vaidade.
Em vez de focar nos pageviews (ou visualizações de página), prefira olhar para o número de páginas acessadas por cada visitante e o de sessões realizadas. Afinal, uma única pessoa pode ser responsável por múltiplas visualizações, fazendo com que pageviews não ofereçam um retrato fiel sobre seus acessos.
3. Curtidas e compartilhamentos
Curtidas, compartilhamentos e comentários no seu conteúdo são ótimos termômetros para saber que tipos de posts são capazes de movimentar mais o público. No entanto, esse número não é capaz de mostrar se a sua estratégia está alinhada aos seus objetivos ou não.
Se você quer a ajuda das redes sociais para vender mais, um pico de curtidas não vai deixar você mais perto desse objetivo. Portanto, reorganize as suas prioridades para trabalhar de forma mais eficiente.
4. Taxa de cliques
Ao direcionar público para o seu site, geralmente você tem um objetivo, como vender algum produto ou serviço. Só que, ao se limitar apenas a acompanhar o número de cliques obtido, você acaba caindo em uma das métricas de vaidade que não ilustra sua performance adequadamente.
O clique é apenas o mecanismo usado pelo seu visitante para chegar até o destino dele. Portanto, se o foco da sua campanha é esse fim, prefira analisá-lo diretamente. Ou seja, olho nas métricas relacionadas a conversão.
5. Downloads
Se a sua marca trabalha com a publicação de aplicativos, pode ser muito tentador acompanhar a taxa de downloads a todo momento. No entanto, o número de pessoas que baixaram o seu app não representa o quão perto você está do sucesso.
Em vez disso, prefira observar o número de usuários ativos do seu aplicativo, pois são as pessoas que permaneceram com o app instalado no dispositivo sem desinstalá-lo.
Uma das principais vantagens do marketing digital é a rica variedade de dados que ele oferece para que você possa medir a sua performance. Por outro lado, tantas opções podem acabar confundindo e fazendo os analistas se focarem nas famosas métricas de vaidade. Avalie qual o impacto de cada canal sobre o objetivo da sua marca e foque nos números que representam o quão perto você está deste foco.
Agora que você já sabe quais números não ajudam a analisar a real performance da sua marca na internet, hora de focar no oposto: veja quais as métricas mais importantes para a sua empresa!