Ter uma boa presença online hoje não é luxo, é uma necessidade. Afinal, mostrar que sua empresa existe e o que ela pode oferecer ao seu público-alvo é essencial para gerar mais negócios.
No entanto, sabemos que o marketing on-line tem várias frentes a serem trabalhadas para atingir os resultados, o que exige uma equipe dedicada. É neste momento que surge a dúvida: terceirizar o marketing digital ou ter uma equipe própria?
Essa dúvida anda tirando suas noites de sono? Então vamos acabar com esse problema agora mesmo:
Marketing digital: um nome, várias estratégias
Para ter uma estratégia completa, você vai precisar investir em algumas ações, como:
- site e blog;
- produção de conteúdo;
- automação de marketing;
- SEO;
- e-mail marketing;
- links patrocinados.
Para cada uma delas existe um profissional especializado, capaz de extrair o máximo potencial dos recursos disponíveis. Se você opta por uma equipe interna, terá que contratar cada um destes profissionais e as ferramentas de trabalho digitais necessárias, além de questões estruturais para acomodar o novo time, formando uma equipe multidisciplinar.
Ao partir para a terceirização, você conta com a equipe e os recursos necessários sem precisar investir em infraestrutura, contratação e tecnologia, o que pode melhorar o seu fluxo de caixa sem comprometer suas ações de marketing.
Tecnologias para o marketing on-line
É fato que muitos recursos que utilizamos no marketing digital estão disponíveis na internet de forma gratuita. Você pode usar redes sociais sem pagar nada, montar um blog e até um site com investimentos relativamente baixos.
Mas não se engane: para ter resultados realmente efetivos, é preciso contar com algumas tecnologias essenciais, como uma ferramenta de automação de marketing para nutrir leads, um sistema para postar seus conteúdos nas redes sociais, um host para hospedar o site e o blog, e assim por diante.
Ter uma reserva de dinheiro para esses investimentos é essencial ao montar uma equipe de marketing interna, assim como prever gastos com treinamentos para uso das ferramentas, atualização de computadores para suportar os novos softwares e possivelmente, reforçar o time de TI para dar o suporte necessário aos usuários dos sistemas.
Se você acredita que o momento não é propício para tais investimentos, talvez seja interessante pensar na terceirização, já que a empresa contratada é quem fornecerá as tecnologias para a implementação das ações.
Equipe atualizada faz toda a diferença
O marketing digital muda rapidamente e agrega novas ferramentas e estratégias como nenhuma outra área da comunicação, o que exige uma equipe em constante atualização.
Para não ficar para trás na competitividade, o ideal é que seu time de marketing leia muitos blogs, acompanhe sites e referências do mercado, mas também que participe de treinamentos mais densos, que tragam respostas aos principais desafios enfrentados pela organização. Neste sentido, ter um orçamento para capacitação e treinamento é outro cuidado que você deve ter ao montar uma equipe interna de marketing.
Caso o investimento em profissionais qualificados não seja possível, pensar em terceirizar o marketing digital pode ser uma saída.
Planejar, executar e monitorar leva tempo
O marketing digital exige planejamento, tomada de decisão rápida, afinal as coisas no ambiente on-line acontecem em tempo real. Além de demandar tempo na execução das estratégias, ainda requer que você acompanhe os resultados diariamente, realizando os ajustes necessários para otimizar seu orçamento e gerar maior retorno sobre o investimento.
Para quem está plenamente dedicado a esta atividade, já é um grande desafio não perder os indicadores de performance de vista. Para quem tem outras responsabilidades, as barreiras são maiores ainda. Alguns dias sem acompanhar o desempenho de um anúncio podem significar prejuízo para a empresa, assim como um conteúdo mal elaborado pode se tornar uma crise de imagem caso você não detecte o problema a tempo.
No momento de decidir sobre como sua empresa conduzirá o marketing digital, leve estas questões em consideração. O investimento inicial para ter resultados efetivos com uma equipe interna pode não ser tão atrativo quanto contratar uma agência especializada.
Decidiu terceirizar o marketing digital da sua empresa? Entre em contato conosco e veja a proposta especial que temos para você!