Os profissionais dos setores de comunicação e RH sabem: não há canais, campanhas ou ações que melhorem a comunicação interna da empresa se a alta direção e os gestores não atuam genuinamente para que essa troca de informações aconteça com eficácia e qualidade.
E para ter sucesso nessa estratégia, é preciso reconhecer o papel primordial dos funcionários para garantir a eficiência desse processo. Mas você sabe o porquê?
Segundo Idalberto Chiavenato, um dos mais renomados autores nacionais na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos, “uma organização existe somente quando há pessoas capazes de se comunicar, que estão dispostas a participar e a contribuir conjuntamente a fim de alcançarem um objetivo comum”.
Quer entender qual é o poder do funcionário na comunicação interna empresarial e como utilizá-lo a favor do seu negócio? Continue a leitura e confira nossas dicas:
Por que investir em comunicação interna?
Segundo o Great Place to Work, as melhores empresas para trabalhar dão um passo além de oferecer excelentes benefícios. Elas se conectam com seus colaboradores por meio de algo superior: a confiança. Como as pessoas são seres sociais, a confiança nesse caso pressupõe comunicação.
Para as maiores empresas do mundo, a comunicação interna é prioridade absoluta e está intrínseca em uma gestão eficaz. Afinal, não existe liderança eficiente sem confiança e comunicação.
Como melhorar a comunicação interna na minha empresa?
Implante múltiplos pontos de escuta
É clichê, mas é válido: bons escritores são ótimos leitores, assim como excelentes comunicadores são grandes ouvintes. De nada adianta comunicar se você não tem tempo ou não disponibiliza um canal para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.
Estude a possibilidade de implantar uma caixa de sugestões e um comitê de funcionários. Escute genuinamente o que eles dizem, o que é possível aplicar e o que não é. Sempre que possível, dê um retorno a quem enviou a sugestão.
Considere ainda realizar uma pesquisa de satisfação (preferencialmente anônima). Afinal, tão importante quanto comunicar é medir o quão efetiva está sendo essa comunicação.
Ofereça canais de comunicação eficientes
Estude as equipes da sua empresa e implante canais que mais têm a ver com cada um. Lembre-se que adequar as mensagens para que elas cheguem aos mais diferentes perfis — sejam eles executivos, profissionais técnicos ou operacionais — é fundamental para uma comunicação interna realmente eficaz.
Aqui, valem reuniões face a face, intranet, e-mail, TV corporativa, mural, redes sociais internas e aplicativos. Não importa qual canal será utilizado, o essencial é que ele seja eficiente na distribuição e na adaptação da mensagem, proporcionando diversas possibilidades de interação entre funcionários e equipes.
Incentive o diálogo
Para que a empresa consiga se comunicar plenamente com seus empregados, a liderança precisa estar verdadeiramente aberta ao diálogo com suas equipes.
A especialista Viviane Mansi, em seu livro “Comunicação, Diálogo e Compreensão nas Organizações”, enfatiza o quanto o diálogo é importante: “Manter uma conversa aberta, mesmo que às vezes ela seja dura, traz consciência sobre onde estamos e para onde vamos e nos dá a chance de sermos protagonistas de nossas decisões”.
Esse diálogo deve ser aplicado entre a alta liderança e seus liderados, entre a média liderança e suas equipes, entre profissionais e entre todos que compõem a empresa. Além disso, é fundamental que os gestores realizem ações de endomarketing com suas equipes.
Promova eventos
Esqueça aquela máxima de que não se deve misturar trabalho e vida pessoal: esse é um pensamento retrógrado que não contribui em nada para a carreira! Lembre-se: as pessoas que se aproximam mais, se ajudam mais. Por isso, planeje confraternizações informais para que os colaboradores se conheçam fora do ambiente de trabalho.
Não é preciso encher os funcionários de eventos extras, mas realizar comemorações mais descontraídas pode ajudar a quebrar gelos, aumentar a empatia entre as pessoas e descobrir algumas afinidades. Ninguém precisa se tornar íntimo, mas a ideia é que seus colaboradores também não sejam estranhos uns para os outros.
Como você viu, a comunicação vai além de simplesmente transmitir informações: ela requer abertura, diálogo e disposição dos gestores. Trata-se de um processo estratégico que aumenta a motivação, melhora a produtividade, cria um senso de pertencimento e, consequentemente, melhora os resultados da empresa.
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