Precisa melhorar a comunicação interna na sua empresa? Confira nossas 4 dicas - Novo V20

BLOG

Novidades

Precisa melhorar a comunicação interna na sua empresa? Confira nossas 4 dicas

Os profissionais dos setores de comunicação e RH sabem: não há canais, campanhas ou ações que melhorem a comunicação interna da empresa se a alta direção e os gestores não atuam genuinamente para que essa troca de informações aconteça com eficácia e qualidade.

E para ter sucesso nessa estratégia, é preciso reconhecer o papel primordial dos funcionários para garantir a eficiência desse processo. Mas você sabe o porquê?

Segundo Idalberto Chiavenato, um dos mais renomados autores nacionais na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos, “uma organização existe somente quando há pessoas capazes de se comunicar, que estão dispostas a participar e a contribuir conjuntamente a fim de alcançarem um objetivo comum”.

Quer entender qual é o poder do funcionário na comunicação interna empresarial e como utilizá-lo a favor do seu negócio? Continue a leitura e confira nossas dicas:

Por que investir em comunicação interna?

Segundo o Great Place to Work, as melhores empresas para trabalhar dão um passo além de oferecer excelentes benefícios. Elas se conectam com seus colaboradores por meio de algo superior: a confiança. Como as pessoas são seres sociais, a confiança nesse caso pressupõe comunicação.

Para as maiores empresas do mundo, a comunicação interna é prioridade absoluta e está intrínseca em uma gestão eficaz. Afinal, não existe liderança eficiente sem confiança e comunicação.

Como melhorar a comunicação interna na minha empresa?

Implante múltiplos pontos de escuta

É clichê, mas é válido: bons escritores são ótimos leitores, assim como excelentes comunicadores são grandes ouvintes. De nada adianta comunicar se você não tem tempo ou não disponibiliza um canal para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Estude a possibilidade de implantar uma caixa de sugestões e um comitê de funcionários. Escute genuinamente o que eles dizem, o que é possível aplicar e o que não é. Sempre que possível, dê um retorno a quem enviou a sugestão.

Considere ainda realizar uma pesquisa de satisfação (preferencialmente anônima). Afinal, tão importante quanto comunicar é medir o quão efetiva está sendo essa comunicação.

Ofereça canais de comunicação eficientes

Estude as equipes da sua empresa e implante canais que mais têm a ver com cada um. Lembre-se que adequar as mensagens para que elas cheguem aos mais diferentes perfis — sejam eles executivos, profissionais técnicos ou operacionais — é fundamental para uma comunicação interna realmente eficaz.

Aqui, valem reuniões face a face, intranet, e-mail, TV corporativa, mural, redes sociais internas e aplicativos. Não importa qual canal será utilizado, o essencial é que ele seja eficiente na distribuição e na adaptação da mensagem, proporcionando diversas possibilidades de interação entre funcionários e equipes.

Incentive o diálogo

Para que a empresa consiga se comunicar plenamente com seus empregados, a liderança precisa estar verdadeiramente aberta ao diálogo com suas equipes.

A especialista Viviane Mansi, em seu livro “Comunicação, Diálogo e Compreensão nas Organizações”, enfatiza o quanto o diálogo é importante: “Manter uma conversa aberta, mesmo que às vezes ela seja dura, traz consciência sobre onde estamos e para onde vamos e nos dá a chance de sermos protagonistas de nossas decisões”.

Esse diálogo deve ser aplicado entre a alta liderança e seus liderados, entre a média liderança e suas equipes, entre profissionais e entre todos que compõem a empresa. Além disso, é fundamental que os gestores realizem ações de endomarketing com suas equipes.

Promova eventos

Esqueça aquela máxima de que não se deve misturar trabalho e vida pessoal: esse é um pensamento retrógrado que não contribui em nada para a carreira! Lembre-se: as pessoas que se aproximam mais, se ajudam mais. Por isso, planeje confraternizações informais para que os colaboradores se conheçam fora do ambiente de trabalho.

Não é preciso encher os funcionários de eventos extras, mas realizar comemorações mais descontraídas pode ajudar a quebrar gelos, aumentar a empatia entre as pessoas e descobrir algumas afinidades. Ninguém precisa se tornar íntimo, mas a ideia é que seus colaboradores também não sejam estranhos uns para os outros.

Como você viu, a comunicação vai além de simplesmente transmitir informações: ela requer abertura, diálogo e disposição dos gestores. Trata-se de um processo estratégico que aumenta a motivação, melhora a produtividade, cria um senso de pertencimento e, consequentemente, melhora os resultados da empresa.

Gostou das nossas dicas? Quer acompanhar outras novidades sobre comunicação empresarial? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos exclusivos como este!

Comentários

comentários