Branded Content para PMEs: como divulgar e posicionar a sua marca?

Branded Content para PMEs: como divulgar e posicionar a sua marca?

A internet abriu possibilidades antes inimagináveis para as pequenas e médias empresas. Recursos para divulgar e posicionar sua marca de maneira estratégica não faltam: sites, redes sociais, fóruns, chats, eventos on-line, entre muitos outros. Mas o que permeia todos esses canais é uma coisa só: branded content.

Traduzido para o português, podemos chamá-lo de “conteúdo de marca”, uma comunicação que tem como objetivo valorizar a relação entre empresa e stakeholders, gerando valor por meio do compartilhamento de conhecimento.

Produtos e serviços entram nessa estratégia como complementos, pois o foco está em compreender as necessidades de informação do público em questão e tornar-se uma fonte confiável.

Conheça as melhores práticas de branded content para PMEs:

Crie envolvimento

O fundamento do branded content é posicionar sua marca como algo relevante para o público, misturando informação e entretenimento de forma que os consumidores se conectem a você. Por meio de estratégias de branded content, você dissemina os valores da sua marca, atraindo pessoas afinadas com o propósito da organização.

Estabeleça vínculos emocionais, não mercadológicos

Quando a concorrência era pequena e e poucas empresas investiam massivamente em marketing, era fácil empurrar qualquer produto ou serviço a um consumidor. Uma promoção já fazia toda a diferença. Hoje, no entanto, os consumidores não querem apenas comprar. Eles querem ter voz, serem protagonistas de alguma forma e criar relacionamento com a marca.

Fazer com que um cliente mantenha uma relação com a sua empresa depende do quão envolvido emocionalmente ele está. As ações e propósitos da sua organização devem ir ao encontro dos valores que sua persona tem.

Mais do que isso, você deve comunicar sempre que possível e quando for pertinente, sua missão, visão e valores nos conteúdos produzidos e compartilhados, para que as pessoas entrem em sintonia com sua empresa e se sintam conectadas a ela emocionalmente.

Mantenha o diálogo aberto

Branded content é sobre dialogar com a sua audiência, ter uma conversa franca, de duas vias. Nada de jargões técnicos e linguagem rebuscada. Pense em dois amigos conversando sobre um tema de interesse de ambos.

Os recursos que podem ser utilizados são variados: textos, áudios, imagens, gráficos, infográficos, vídeos, etc. E por falar em vídeos, eis o rei do branded content: até o final de 2017, estima-se que 74% de todo o tráfego on-line corresponda ao consumo de vídeos.

Se colocado em uma landing page, ele é capaz de aumentar as taxas de conversão em 80%. Em um e-mail marketing, a empresa pode acrescentar de 200 a 300% no CTR. Em redes sociais, o sucesso é igualmente estrondoso: só no Snapchat são vistos mais de 10 bilhões de vídeos todos os dias.

Um ótimo ponto de conexão entre marca e consumidores, não acha?

Seja dinâmico, seja mobile

Com certeza você já percebeu como os smartphones e tablets invadiram nossas vidas. Somente no Brasil, já temos mais de 168 milhões de usuários desses pequenos dispositivos, que estão em todos os lugares e se tornaram o ponto de partida para qualquer jornada do consumidor. A dúvida surge, o gadget é acionado, a busca é feita e o consumidor encontra o que procura. Tudo isso em questão de segundos.

Então, se você quer mesmo investir em branded content para divulgar e posicionar sua marca, não deixe de estar presente no ambiente mobile. Mas não vale qualquer presença, hein? O Google afirma que 61% dos usuários não retornam a um site móvel com problemas e que 40% deles correm direto para a concorrência.

Ter um site mobile friendly é essencial para que os consumidores encontrem sua empresa, assim como investir em peças de conteúdo que se adaptem ao comportamento dos usuários desses dispositivos. Ser relevante é estar pronto para oferecer o melhor para sua audiência!

Dúvidas sobre como começar sua estratégia de branded content para PMEs? Deixe seu comentário e conte conosco para ajudar você nessa etapa!

Jose Cuervo Bartender Day Out 2023

Boituva – Voo simultâneo de balões

Hotel Nacional inn Atibaia – Workshop e Palestras

Espaço Tre Marie Boituva – Workshop e Confraternização

Aurora - Convenção de Vendas Online

300 Pessoas

Transmissão ao vivo

Rocontec
Confraternização de Fim de Ano 2023

500 Pessoas

Tênis Clube Paulista

Marilan - Encontro Nacional de Natal 2023

250 Pessoas

Atibaia Residence Hotel

IUGU

Elaboração de projetos de Comunicação Interna, Employer Branding e Ações de Endomarketing.

Embarque Iugu – Reformulação de Onboarding

Iup! – Ação de Comunicação Interna

5 Devs Respondem – Ação de Employer Branding

Universo Iugu – Endomarketing

VR

Planejamento da área de Comunicação Interna, Ações de Endomarketing e Conteúdo.

Pulsação VR – Pesquisa de pulso

Vamos Fazer Juntos – Campanha de Integração

Equidade de Gênero VR – Campanha de incentivo a diversidade

#PaisVR – Ação de Endomarketing Dia dos Pais

It’sSeg – Masters Encontro de Liderança 2023

150 Pessoas

Hotel Vila Rossa

Jose Cuervo Bartender Day Out 2022

120 pessoas

Fazenda da Grama (Atividade de Surf)

Hotel Premium Campinas – Workshop e Palestras