Você sabe mesmo medir o desempenho da sua equipe? - Novo V20

BLOG

Novidades

Você sabe mesmo medir o desempenho da sua equipe?

O que determina o sucesso do seu time? Essa é uma questão para ser pensada a partir de percepções objetivas, pois a resposta impactará consideravelmente nos resultados da empresa.

Para medir o desempenho da equipe de forma eficiente, é importante conhecer métricas e ferramentas desenvolvidas com esta finalidade, como os Objectives and Key Results (OKR).

Você conhece esta ferramenta? Entenda agora como ela pode ajudar você a medir o progresso de seu time e motivá-lo para alcançar resultados satisfatórios!

O que é OKR?

OKR (Objectives and Key Results) é uma técnica conhecida para estabelecer e comunicar objetivos em organizações e medir o desempenho da equipe. Seu propósito é reunir o time em torno da realização de resultados mensuráveis, fazendo com que todos se movam juntos em uma direção.

Qual é a estrutura do OKR?

A estrutura do OKR é simples, composta por dois elementos principais:

Objetivos

O início do projeto consiste na definição de 3 a 5 objetivos estabelecidos para a empresa, equipe ou em nível pessoal. É importante que eles sejam ambiciosos e visualizem os grandes alvos da organização. Eles descrevem o que a companhia quer fazer.

Resultados-chave

A certeza de que a equipe está no caminho certo depende de acompanhamento e definição de indicadores para avaliar o desempenho. Para medir este progresso, existem os resultados-chave. O ideal é que sejam criados 3 ou 4 deles para cada item estabelecido no passo anterior.

Os resultados-chave devem ser quantificáveis, assertivos e levar as metas estabelecidas. Eles representam a maneira de atingir os alvos propostos, e podem ser medidos por indicadores.

É este nível de dificuldade que leva ao progresso, garantindo que a empresa ou time vão além do que já conseguiram realizar. Eles devem mostrar o que foi feito ou não para concretizar um projeto, e devem se basear em crescimento, performance, receita ou engajamento.

Como funciona o OKR?

A essência deste método é garantir que cada um dos membros saiba o que se espera dele na realização de um projeto. Os objetivos devem ser publicados e mantidos diante de todos, assim, todos se movem em uma única direção e sabem o que os outros estão fazendo para atingir as metas propostas.

Este quadro permite monitorar o progresso dos resultados-chave por meio de um indicador do progresso, que indica se essas metas estão sendo alcançadas a partir de uma pontuação. Ela pode variar de 0 a 100% ou de 0 a 1.0.

Como colocar o OKR em prática?

Uma das muitas vantagens deste método é que ele pode ser implantado progressivamente. Assim, o primeiro passo é justamente começar com iniciativas menores, uma espécie de desenvolvimento em etapas.

O ideal é adotar um piloto pequeno, que desperte o interesse do grupo. Uma estratégia interessante é fazer um OKR inicial envolvendo times que interagem bastante. Quando eles perceberem que a ferramenta ajudou a alinhar ações e concretizar metas em comum, será mais fácil criar uma cultura OKR na organização.

A seguir, é importante educar os colaboradores explicando a importância e benefícios do OKR. Eles também devem ser capacitados a escolher indicadores e definir metas mensuráveis.

Outro aspecto é que como existe uma recomendação de limite tanto para os objetivos quanto para os resultados-chave, os colaboradores precisam aprender a priorizar o que realmente contribui para alcançar os propósitos estabelecidos.

A partir deste processo, serão definidos OKRs para a organização como um todo, que devem ser desdobrados para os times. Aliás, esta metodologia recomenda que cerca de 60% dos OKRs sejam escolhidos pelos colaboradores em sessões de planejamento, e não pelos gestores.

Depois de estabelecer os OKRs, só falta fazer o indicador dos resultados. Use uma proporção linear para começar. Então, se a meta do grupo era aumentar as vendas em 25% e até agora aumentaram 10%, isso significa que em uma escala de 0 a 10 vocês atingiram 0,4 da meta.

Agora você já conhece um pouco mais sobre esta ferramenta que pode ajudá-lo a medir o desempenho da equipe de forma objetiva. Restou alguma dúvida? Compartilhe sua opinião conosco aqui nos comentários e participe da conversa!

Comentários

comentários