Você sabe mesmo medir o desempenho da sua equipe?

Você sabe mesmo medir o desempenho da sua equipe?

O que determina o sucesso do seu time? Essa é uma questão para ser pensada a partir de percepções objetivas, pois a resposta impactará consideravelmente nos resultados da empresa.

Para medir o desempenho da equipe de forma eficiente, é importante conhecer métricas e ferramentas desenvolvidas com esta finalidade, como os Objectives and Key Results (OKR).

Você conhece esta ferramenta?  Entenda agora como ela pode ajudar você a medir o progresso de seu time e motivá-lo para alcançar resultados satisfatórios! 

O que é OKR? 

OKR (Objectives and Key Results) é uma técnica conhecida para estabelecer e comunicar objetivos em organizações e medir o desempenho da equipe. Seu propósito é reunir o time em torno da realização de resultados mensuráveis, fazendo com que todos se movam juntos em uma direção. 

Qual é a estrutura do OKR? 

A estrutura do OKR é simples, composta por dois elementos principais: 

Objetivos

O início do projeto consiste na definição de 3 a 5 objetivos estabelecidos para a empresa, equipe ou em nível pessoal. É importante que eles sejam ambiciosos e visualizem os grandes alvos da organização. Eles descrevem o que a companhia quer fazer. 

Resultados-chave

A certeza de que a equipe está no caminho certo depende de acompanhamento e definição de indicadores para avaliar o desempenho. Para medir este progresso, existem os resultados-chave. O ideal é que sejam criados 3 ou 4 deles para cada item estabelecido no passo anterior. 

Os resultados-chave devem ser quantificáveis, assertivos e levar as metas estabelecidas. Eles representam a maneira de atingir os alvos propostos, e podem ser medidos por indicadores.

É este nível de dificuldade que leva ao progresso, garantindo que a empresa ou time vão além do que já conseguiram realizar. Eles devem mostrar o que foi feito ou não para concretizar um projeto, e devem se basear em crescimento, performance, receita ou engajamento. 

Como funciona o OKR? 

A essência deste método é garantir que cada um dos membros saiba o que se espera dele na realização de um projeto. Os objetivos devem ser publicados e mantidos diante de todos, assim, todos se movem em uma única direção e sabem o que os outros estão fazendo para atingir as metas propostas. 

Este quadro permite monitorar o progresso dos resultados-chave por meio de um indicador do progresso, que indica se essas metas estão sendo alcançadas a partir de uma pontuação. Ela pode variar de 0 a 100% ou de 0 a 1.0. 

Como colocar o OKR em prática? 

Uma das muitas vantagens deste método é que ele pode ser implantado progressivamente. Assim, o primeiro passo é justamente começar com iniciativas menores, uma espécie de desenvolvimento em etapas. 

O ideal é adotar um piloto pequeno, que desperte o interesse do grupo. Uma estratégia interessante é fazer um OKR inicial envolvendo times que interagem bastante. Quando eles perceberem que a ferramenta ajudou a alinhar ações e concretizar metas em comum, será mais fácil criar uma cultura OKR na organização. 

A seguir, é importante educar os colaboradores explicando a importância e benefícios do OKR. Eles também devem ser capacitados a escolher indicadores e definir metas mensuráveis. 

Outro aspecto é que como existe uma recomendação de limite tanto para os objetivos quanto para os resultados-chave, os colaboradores precisam aprender a priorizar o que realmente contribui para alcançar os propósitos estabelecidos. 

A partir deste processo, serão definidos OKRs para a organização como um todo, que devem ser desdobrados para os times. Aliás, esta metodologia recomenda que cerca de 60% dos OKRs sejam escolhidos pelos colaboradores em sessões de planejamento, e não pelos gestores. 

Depois de estabelecer os OKRs, só falta fazer o indicador dos resultados. Use uma proporção linear para começar. Então, se a meta do grupo era aumentar as vendas em 25% e até agora aumentaram 10%, isso significa que em uma escala de 0 a 10 vocês atingiram 0,4 da meta.  

Agora você já conhece um pouco mais sobre esta ferramenta que pode ajudá-lo a medir o desempenho da equipe de forma objetiva. Restou alguma dúvida? Compartilhe sua opinião conosco aqui nos comentários e participe da conversa! 

Jose Cuervo Bartender Day Out 2023

Boituva – Voo simultâneo de balões

Hotel Nacional inn Atibaia – Workshop e Palestras

Espaço Tre Marie Boituva – Workshop e Confraternização

Aurora - Convenção de Vendas Online

300 Pessoas

Transmissão ao vivo

Rocontec
Confraternização de Fim de Ano 2023

500 Pessoas

Tênis Clube Paulista

Marilan - Encontro Nacional de Natal 2023

250 Pessoas

Atibaia Residence Hotel

IUGU

Elaboração de projetos de Comunicação Interna, Employer Branding e Ações de Endomarketing.

Embarque Iugu – Reformulação de Onboarding

Iup! – Ação de Comunicação Interna

5 Devs Respondem – Ação de Employer Branding

Universo Iugu – Endomarketing

VR

Planejamento da área de Comunicação Interna, Ações de Endomarketing e Conteúdo.

Pulsação VR – Pesquisa de pulso

Vamos Fazer Juntos – Campanha de Integração

Equidade de Gênero VR – Campanha de incentivo a diversidade

#PaisVR – Ação de Endomarketing Dia dos Pais

It’sSeg – Masters Encontro de Liderança 2023

150 Pessoas

Hotel Vila Rossa

Jose Cuervo Bartender Day Out 2022

120 pessoas

Fazenda da Grama (Atividade de Surf)

Hotel Premium Campinas – Workshop e Palestras