O Facebook merece uma atenção especial quando falamos de estratégias de marketing digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, ele é hoje a rede social mais utilizada do Brasil — são mais de 58 milhões de visitantes únicos por mês!
O aumento das vendas, o fortalecimento da marca e a fidelização do cliente são alguns dos benefícios que um bom engajamento no Facebook pode trazer. Neste artigo, vamos mostrar 4 dicas para alcançar um bom resultado. Acompanhe!
Crie um conteúdo compartilhável
Na teoria, todo conteúdo é compartilhável, mas na prática nem sempre o seguidor se sente estimulado a dividir a informação com os amigos. Para que isso aconteça, é necessário criar conteúdos que se destaquem, como: notícias, conteúdo educacional, comédia e entretenimento ou algo que é dificilmente encontrado. Um aspecto visual marcante e que se destaca de postagens tradicionais também pode ser decisivo para gerar compartilhamentos.
Entrar na onda dos memes é uma boa tática e costuma apresentar bons resultados quando se trata de conteúdo compartilhável. Gifs, imagens e vídeos são os melhores formatos e tendem a ser mais eficientes.
O Facebook até criou um termo para isso: “thumb stopping” (algo como “parada do polegar”).
Ao fazer isso, é quase instantânea a vontade de compartilhar a informação, não é mesmo? É essa sensação que você precisa causar no seguidor, oferecendo um conteúdo totalmente exclusivo, inovador e educativo.
Estimule uma ação
Você já ouviu falar em CTA? Trata-se da abreviação do termo Call to Action (chamada para ação), uma estratégia utilizada em textos e sites para estimular o leitor a realizar uma ação especifica.
No Facebook, é possível utilizar o CTA de diversas maneiras. Invista em frases como “compartilhe este post”, “o que você acha do assunto?” ou “você já passou por essa situação?”.
Outra dica é fazer o jogo de completar a frase, como “O que você faria se pudesse investir o valor X na sua estratégia de marketing digital?”. Esse tipo de post estimula a interação e causar aproximação com futuros leads.
Inclua legenda nos vídeos
O acesso à internet pelos dispositivos móveis já é maior do que o uso dos PCs de acordo com levantamento do NIC.br. Essa mobilidade faz com que o usuário utilize as redes sociais em vários locais, o que nem sempre possibilita ativar o som do vídeo.
A solução é incluir legendas, que permitem que o conteúdo seja consumido em qualquer lugar sem a necessidade de colocar fone de ouvido ou esperar para ver em outro momento.
Realize transmissões ao vivo
O Facebook Live permite realizar transmissões que ficam registradas após o encerramento da gravação. Você pode aproveitar essa nova funcionalidade para realizar bate-papos com os profissionais da sua empresa ou até mesmo com outros especialistas do mercado.
Existem alguns segmentos, como moda e culinária, que podem explorar ainda mais essa opção e realizar tutoriais de “faça você mesmo”. Use a criatividade para oferecer à sua persona um conteúdo diferente, que chame a atenção e estimule a interatividade!
Com planejamento e alguns ajustes no conteúdo é possível aumentar o engajamento no Facebook e conquistar mais vendas. Uma última dica: para obter bons resultados, lembre-se de ficar atento às métricas da vaidade!
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