Uma boa comunicação interna é crucial para a saúde de uma empresa, e tomar um posicionamento humano em suas ações internas pode beneficiar muito seus colaboradores.
Mas então, quais são as vantagens de trazer a humanização para as comunicações da sua empresa?
A humanização da comunicação interna é capaz de atrair a atenção de colaboradores por meio do reconhecimento e da emoção, fazendo com que eles se interessem pelo conteúdo passado, mas ela vai muito mais além. Não apenas interesse, ela acaba por despertar um sentimento de pertencimento à empresa, orgulho e vontade de trabalhar em um local amigável e acolhedor.
Seres humanos são conduzidos por emoções. Sendo assim, a melhor maneira de aumentar o engajamento de seus colaboradores é buscar esse vínculo com eles. Dar uma cara menos “robótica” ao seu negócio faz com que a flexibilidade seja um diferencial, já que isso será comparado a outros locais, onde tudo é feito conforme as regras e sempre no mesmo padrão comercial e impessoal.
Confira neste texto como uma visão humanizada pode ser extremamente proveitosa para sua empresa!
O Motivo para se preocupar com a Humanização
Então você possui newsletter, intranet ou quaisquer outros veículos de comunicação interna para transmitir as informações sobre a empresa aos colaboradores. Porém, você percebe que essas informações não estão sendo disseminadas e que, algumas vezes, estão sendo ignoradas. Por que isso ocorre?
Tudo o que consumimos na atualidade é entregue a nós no formato e no tempo que queremos. Pense então que, ao criar uma peça para se comunicar com a equipe, você está competindo com conteúdo que está sendo bombardeado por todos os lados, e isso pode roubar a atenção das pessoas por ser algo mais atrativo.
E como a humanização se encaixa nisso tudo? Bom, é bem simples: pessoas são atraídas por mensagens interessantes, que as deixam com vontade de consumir tal ideia ou produto. Se sua comunicação interna for algo extremamente técnico e frio, assuntos vindos de diversas outras mídias roubarão a cena.
Lembre-se sempre que conseguir engajamento dos colaboradores é essencial para aumentar o desempenho da equipe, já que uma pessoa que possui orgulho no que faz irá trabalhar melhor e ainda falará a todos o quanto é bom estar em um lugar que faz você se sentir bem. A comunicação interna humanizada impulsiona a colaboração das pessoas, fazendo com que seus colaboradores tenham uma imagem melhor e mais carismática com relação à empresa.
Fuja do Padrão
Pense que você está competindo com conteúdo interativo e informal, então você precisa entrar no jogo. Ao invés de criar uma apresentação de slides com muitos pontos explicativos, que tal criar uma narrativa que explore aspectos emocionais, como uma história de superação para desenvolver emoção ao passar o conteúdo? Ao criar esse vínculo emocional, as pessoas tendem a absorver muito melhor a mensagem que você quer passar.
Pense em Como Distribuir a MensagemAgora você entende que precisa passar uma mensagem mais leve, que atraia a atenção dos colaboradores. O problema, então, é como transmiti-la para que eles parem o que estão fazendo e prestem atenção no conteúdo passado. A entrega da mensagem é parte importante do serviço, então tente utilizar maneiras não convencionais. Lembre-se que não somos robôs, logo, é importante definir a maneira mais eficiente de passar sua mensagem dependendo de seu público. Um local de trabalho possui setores e pessoas com perfis diferentes, portanto, tente traça-los para buscar o modo de disseminação mais proveitoso para cada grupo-alvo! Ou, de forma mais generalizada, que tal utilizar ferramentas, como o Workplace do Facebook?
Foque no Agora
Assim como em todo o conteúdo atual, um dos fatores mais importantes é a rapidez. Informações frescas sempre são mais visadas. Que tal utilizar a intranet para avisar seus colaboradores sobre decisões que os afetam logo após elas serem tomadas em uma reunião, ou então fazer com que um CEO poste vídeos ou textos semanais sobre o encaminhamento da empresa? Isso ajuda a criar um sentimento de inclusão e importância para todos os colaboradores. Uma imagem vale mais que mil palavras, então imagine o valor de um vídeo! Ver um rosto conhecido passa confiança, e é muito mais fácil prestar atenção em um vídeo se formos comparar a um folheto, que, por mais que possa conter informações importantes, não chama tanto a atenção por causa de seu formato pouco interativo. Não esqueça de manter essas mensagens em uma linguagem que permeie todos os níveis da empresa e que seja compreensível por todos! Além disso, podemos abraçar a ideia da criação de um dicionário próprio para os termos utilizados dentro da empresa, melhorando ainda mais a comunicação.
Employer Branding é a Porta para Novas Oportunidades
O mundo está conectado, então uma pessoa que está feliz com seu trabalho será o melhor marketing possível para seu negócio. Esse conceito é conhecido como employer branding, que nada mais é que a imagem que você passa como um contratante. Em muitos casos, colaboradores reclamam do local onde trabalham e de seus chefes, mas se você demonstrar preocupação e trazer esse calor humano para dentro de sua empresa, a palavra vai correr e as pessoas vão começar a perceber a diferença.
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