Salários, benefícios e localização. Até pouco tempo, a busca por um novo emprego se resumiu a fatores básicos que impactam fortemente a escolha de potenciais colaboradores sobre uma empresa. Mas agora, existem diversos motivos que determinam o quão feliz e realizados os membros de uma empresa estão com seu ambiente de trabalho.

O que as boas empregadoras possuem que as tornam, de verdade, bons lugares para trabalhar? Vamos, primeiro, dividir nossa conversa em três pontos principais: remuneração, ambiente e qualidade de vida. Bora ver quais pontos positivos que os bons contratantes possuem em comum para te ajudar a fazer da sua empresa um ótimo lugar para se trabalhar!

Remuneração

Nós trabalhamos por diversos motivos e a remuneração é sempre importante, não é mesmo?
Vivemos utilizando e precisamos de dinheiro para sobreviver.

Bons locais para trabalhar sempre trazem oportunidade de crescimento, seja por um plano de carreira, seja por aumentos e promoções ou por outro método interno. É bom lembrar que nem sempre a vaga que oferece o salário inicial maior é a melhor. As empresas boas costumam oferecer aos seus colaboradores uma “garantia” de que o tempo investido na empresa trará crescimento e benefício a eles.

É importante que o colaborador sinta sua evolução financeira com o passar do tempo. Bons contratantes se preocupam com o bem-estar do colaborador, oferecendo assim serviços diferenciados e benefícios como, assistência médica, vale refeição, academia, entre outros.

Ambiente

Não adianta um bom salário, benefícios e vales de todos os tipos se, na hora de chegar ao trabalho, os colaboradores encontram um ambiente desconfortável. A importância de criar um local de trabalho agradável é enorme!

Como você trata seus colaboradores? Confira os questionamentos abaixo, eles vão te ajudar a melhorar o clima:

Essas são algumas perguntas, que vão contribuir para verificar o “clima social” do seu local de trabalho. Um escritório com pessoas que aparentam estar desinteressadas e não se falam, e uma diretoria que apenas passa regras e não está disposta a ouvir propostas, quase sempre caracterizam ambientes com pouco engajamento e insatisfatórios, tanto pra a empresa, quanto para o colaborador.

Lembre-se, colaboradores felizes e satisfeitos com o emprego são o melhor marketing possível para seu negócio. Vá além de um bom salário e benefícios, ajude a criar um ambiente que deixe todo mundo confortável e reconheça o trabalho bem feito. A sensação de dever cumprido é uma grande motivação e todos adoram!

Qualidade de Vida

O mundo está mudando muito rápido. E é por esse motivo que é muito importante ficar de olho para saber se estrutura de seu local está adequada. A flexibilidade é uma das armas mais potentes das empresas do Século XXI, o conceito antigo de escritório ficou no passado!

Um ambiente de trabalho que quebra estrutura padrão, incentivando dress code casual, home office e horário flexível, por exemplo, chama muito a atenção de colaboradores e também de pessoas que trabalham em lugares “quadrados”.

Lembre-se, se sua empresa possui boa reputação, novos talentos se interessarão por ela, aumentando a geração de talentos e aumentando a retenção. Ofereça sempre uma estrutura amigável e flexível, e se preocupe com a combinação de todos os fatores do seu negócio, e não apenas com lucros e qualidade de produto.

Qualidade de vida também pode significar possuir compromisso social e ambiental. Se sua empresa não trabalhar esses aspectos, como você inspirará seus colaboradores a fazerem o mesmo?
Boas empregadoras estão fazendo a sua parte para tornar o mundo melhor, então não deixe de pensar no papel social de sua companhia!

Outro ponto desse tópico é sobre o investimento no aprendizado. Você se preocupa com o treinamento de novos integrantes, ou oferece oportunidades de novas experiências a seus colaboradores? Isso é essencial para demonstrar que você valoriza as pessoas que fazem parte do seu negócio.

A experiência ao se trabalhar em uma empresa é muito importante, promova o compartilhamento de informações e o trabalho em equipe, todos têm algo a ensinar e aprender, não importa a hierarquia. Integrar novos profissionais ao seu ambiente de trabalho é muito importante, já que isso diminui a quantidade de dúvidas, liberando espaço para o máximo potencial desde o início!

Ufa! Realmente precisamos alinhar muitos aspectos para criar um bom lugar para se trabalhar e é importante sempre nos mantermos atualizados e lembrar da importância de valorizar a humanização na gestão de pessoas.

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