No momento que vivemos é extremamente importante falar sobre saúde mental, tanto na vida pessoal quando no ambiente de trabalho. Nunca a vida particular de todos impactou tanto no mundo corporativo. As empresas precisam cuidar de seus colaboradores e dar a estrutura para que eles possam trabalhar da melhor maneira possível nesse “novo normal”.
As pessoas que já estão voltando aos escritórios também passam por uma situação muito diferente de antes. Muitas ainda têm parentes em casa trabalhando Home Office, ou conhece alguém que foi demitido, tem crianças que estão tendo aulas online, ou, até mesmo, não se sentem seguros voltando a trabalhar presencialmente.
A Comunicação Interna dentro das empresas tem um papel fundamental para que os colaboradores se sintam seguros e bem para continuar trabalhando. Os canais de escuta precisam estar ativos e, dessa vez, fazendo novas perguntas. Tudo está mudando, então a maneira de entendermos e nos comunicarmos também deve mudar.
Em maio desse ano trabalhamos em um case com o Gastronomia Morenos. Fizemos um treinamento com as lideranças para que o ajuste a essa nova fase fosse feito de uma maneira mais fácil e leve. Foram 7 módulos, um por semana, sendo que dois deles eram sobre Saúde Mental e a importância de cada um, individualmente, cuidar de si e terem boas práticas durante esse momento tão difícil que todos estamos passando. Acreditamos que a pandemia trouxe mudanças radicais para todo mundo, para alguns menores e para outros maiores, mas, mesmo assim, para todos.
No treinamento fizemos um exercício chamado “Diário do Bem”, que consistia em todos os dias cada um dos participantes fizesse algo que o faça bem e anotasse aquela atitude. Desde um hobbie antigo, até uma ligação para um familiar, meditação, etc. E eles foram incentivados a compartilharem uns com os outros essa atitude, interagindo entre si, mesmo que virtualmente, e gerando um ciclo que bons momentos e de gentilezas.
Ao final, tivemos um retorno muito positivo do grupo, que estavam ansiosos em passar os conhecimentos e aprendizados que tiveram para suas equipes. Mostrando cada vez mais o quanto as empresas precisam entender as necessidades de seus colaboradores e que os líderes têm um papel essencial para isso, pois é com eles que começa a escuta ativa.
E você ou sua empresa? Está cuidando dos seus colaboradores? Ainda tem dúvidas sobre endomarketing e comunicação interna? Venha conversar com a gente e juntos construiremos as melhores soluções para sua empresa.
“Éramos todos humanos, mas a religião nos separou, a política nos dividiu, o dinheiro nos classificou, até que um vírus nos igualou” – Mário Sergio Cortella