A liderança não tem a ver apenas com uma posição de poder ou delegar tarefas. Na verdade, existem várias características de um líder que são fundamentais para o desempenho e o sucesso de toda a empresa. Estimular a equipe, por exemplo, é uma das tarefas essenciais para conseguir alcançar bons resultados.
Por isso, vamos te contar algumas características que um líder precisa ter. Vamos conhecê-las?
1. Inovação
Ser inovador pode ser um grande desafio, mas é crucial para o futuro de um negócio em tempos de crise. Na rotina de um gestor, por exemplo, a inovação vai ajudar na hora de resolver os problemas de uma maneira rápida, criativa e eficaz.
Para alcançá-la, o caminho está em antecipar as demandas de sua área, encontrar as causas e criar um ambiente que estimule a criatividade e favoreça a inovação.
2. Distinguir e desenvolver talentos
Não basta apenas focar no perfil ideal, o líder de sucesso precisa estar atento aos membros do seu grupo, quem eles realmente são e o que querem. Só assim você vai conseguir reconhecer e desenvolver as características e habilidades de cada um, e que podem ser transformadas em grandes talentos.
Lembre-se: desenvolver as pessoas para a sua potencialidade máxima faz parte do trabalho de um bom líder enquanto gestor.
3. Resiliência
Desafios e situações desfavoráveis fazem parte da rotina de uma empresa e geram uma pressão que pode acabar atrapalhando a produtividade da equipe. Para evitar isso, o gestor e os seus colaboradores precisam ser resilientes, ou seja, serem capazes de suportar as pressões externas sem deixar que isso lhes afete negativamente.
4. Inspirar pessoas
Uma equipe que desenvolve apenas o mínimo não terá o mesmo desempenho e a qualidade de um grupo engajado. É por causa disso que a inspiração e o engajamento dos colaboradores também devem estar em foco.
Para inspirar pessoas, o líder deve servir como um guia e exemplo pessoal. Quando seus funcionários percebem a sua confiança, por exemplo, eles acreditam muito mais em serem guiados por você e no trabalho que exercem. Além disso, ser atencioso quanto à necessidade de cada um aumenta o engajamento, assim como criar ações mais diretivas, como campanhas de incentivo.
5. Inteligência emocional
As emoções são inatas e surgem naturalmente, mas isso não quer dizer que são apropriadas para todos os contextos. Uma liderança, por exemplo, precisa estar em equilíbrio e saber controlar suas emoções. Como um grupo é reflexo de seu líder, a falta de inteligência emocional pode prejudicar e piorar um cenário já desfavorável.
É importante saber que ter controle emocional não quer dizer ignorar as emoções. Na verdade, é estando ciente de como elas te afetam que você vai conseguir controlá-las. Inteligência emocional é usar a racionalidade para aceitar os momentos ruins.
6. Saber reconhecer méritos e fornecer feedback
Para o crescimento, os seus funcionários precisam saber o que eles fazem de melhor e o que precisa ser melhorado. Uma das maneiras de fazer isso é oferecendo um retorno periódico sobre o desempenho de cada um. Este momento de feedback também é muito importante para você conseguir gratificar e principalmente, ser assertivo por meio de críticas construtivas visando extrair o melhor de cada um.
Além disso, saber reconhecer o que cada um faz de melhor diz que você está atento ao potencial de todos. Isso vai ajudar a construir uma excelente relação interpessoal com os seus colaboradores, impactando no clima e no engajamento da equipe!
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