Manter o crescimento em um cenário econômico de crise exige novas estratégias. A economia colaborativa consolida-se, fórmulas do passado têm sido cada vez mais dispensáveis e a inovação cumpre um papel fundamental para que as organizações se mantenham em jogo.
A cooperação entre times nunca foi tão importante. Mas como integrar times historicamente competitivos entre si, como marketing e vendas, para o crescimento de toda a empresa?
Vamos conferir abaixo!
Como a integração entre marketing e vendas ajuda na conquista de novos clientes?
Para se manterem competitivas no mercado, além de manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, as empresas precisam assegurar um time de vendas excepcional, que aborde o cliente no momento certo, e uma estratégia de marketing efetiva, que atinja o público-alvo e agregue valor à marca.
As funções exercidas por profissionais de marketing e vendas são complementares. As ferramentas mais eficientes para geração e atração de leads agregam processos pertinentes a ambos.
Isto se mostra ainda mais evidente quando empresas buscam visibilidade no ambiente digital. Lá, o consumidor tem um papel mais ativo e busca soluções para seus problemas. Sua marca precisa estar lá para oferecê-las no momento certo.
Neste contexto, enquanto os profissionais de marketing tratam de elaborar estratégias para gerar e nutrir as leads, guiando-os pelo funil de vendas, a equipe de vendas precisa se preparar para fazer uma abordagem coerente completando o ciclo de venda.
Feedbacks dos times de vendas oferecem insights poderosos para que o marketing elabore estratégias de fidelização e vá ao encontro às necessidades dos clientes. Desta forma, o ciclo e o custo de vendas diminuem.
Como integrar os times de marketing e vendas?
Quando marketing e vendas atuam de forma integrada, os grupos partilham dados, estratégias, sistemas e recompensas. As métricas são implementadas em comum, e o processo orçamentário fica mais flexível.
Para integrar essas equipes, é preciso mudar algumas práticas de gestão, buscando o reconhecimento e a validação igualitária dos times, a transparência de objetivos e o compartilhamento de resultados.
Saiba como!
1. Defina papéis
Especialmente em empresas pequenas, a relação entre os times de vendas e marketing é bem informal, o que pode criar desencontros. A maioria dos conflitos surge porque as equipes não estão com as estratégias alinhadas e não têm papeis definidos, duplicando esforços.
Por isso, é muito importante definir quais serão as ações de cada time e regras de interação — como, por exemplo, quando e quem deve abordar potenciais clientes.
2. Melhore a comunicação entre os times
Promova reuniões entre os times de marketing e vendas regularmente. Faça com que os profissionais estabeleçam juntos propostas para a resolução de problemas.
As reuniões são ótimas oportunidades para que o pessoal de vendas dê feedbacks e insights sobre clientes para a equipe de marketing.
As equipes dos setores devem saber com quem se comunicar em determinadas situações. Quando o gerente de vendas deve ser envolvido? Quem deve aprovar os materiais de divulgação?
Assim, todos sabem a quem pedir ajuda quando precisarem, e a participação de todos é valorizada.
3. Crie oportunidades para que as equipes trabalhem juntas
Se o alinhamento entre os times de vendas e marketing está melhorando, aos poucos, é importante criar oportunidades para que eles trabalhem juntos. Assim, eles se familiarizam com as maneiras de pensar do outro.
Profissionais de marketing têm muito a ganhar ao acompanhar clientes desde o início do processo de vendas, elaborando estratégias certeiras e melhorando a produtividade. Reuniões de planejamento de contas também são interessantes para os times, que disputam pelas comissões e verbas da empresa.
Além disso, ambos têm o que colaborar sobre os hábitos de compras dos clientes, e podem trocar ideias para a elaboração de novos produtos e lançamento de campanhas publicitárias.
O estabelecimento de métricas comuns entre os times é um recurso importante para integrá-las!
Ao reconhecer as equipes de marketing e vendas de forma igualitária, fazendo com que elas compartilhem estratégias e resultados, as empresas se desenvolvem mais rápido, poupando recursos com o ciclo de vendas e traçando estratégias melhores para abordagem do público-alvo.
Dissemine a colaboração como um valor primordial para o crescimento! Gostou de nossas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!