Terceirizar o Marketing Digital: vale a pena?

Terceirizar o Marketing Digital: vale a pena?

Ter uma boa presença online hoje não é luxo, é uma necessidade. Afinal, mostrar que sua empresa existe e o que ela pode oferecer ao seu público-alvo é essencial para gerar mais negócios.

No entanto, sabemos que o marketing on-line tem várias frentes a serem trabalhadas para atingir os resultados, o que exige uma equipe dedicada. É neste momento que surge a dúvida: terceirizar o marketing digital ou ter uma equipe própria?

Essa dúvida anda tirando suas noites de sono? Então vamos acabar com esse problema agora mesmo:

Marketing digital: um nome, várias estratégias

Para ter uma estratégia completa, você vai precisar investir em algumas ações, como:

  • site e blog;
  • produção de conteúdo;
  • automação de marketing;
  • SEO;
  • e-mail marketing;
  • links patrocinados.

Para cada uma delas existe um profissional especializado, capaz de extrair o máximo potencial dos recursos disponíveis. Se você opta por uma equipe interna, terá que contratar cada um destes profissionais e as ferramentas de trabalho digitais necessárias, além de questões estruturais para acomodar o novo time, formando uma equipe multidisciplinar.

Ao partir para a terceirização, você conta com a equipe e os recursos necessários sem precisar investir em infraestrutura, contratação e tecnologia, o que pode melhorar o seu fluxo de caixa sem comprometer suas ações de marketing.

Tecnologias para o marketing on-line

É fato que muitos recursos que utilizamos no marketing digital estão disponíveis na internet de forma gratuita. Você pode usar redes sociais sem pagar nada, montar um blog e até um site com investimentos relativamente baixos.

Mas não se engane: para ter resultados realmente efetivos, é preciso contar com algumas tecnologias essenciais, como uma ferramenta de automação de marketing para nutrir leads, um sistema para postar seus conteúdos nas redes sociais, um host para hospedar o site e o blog, e assim por diante.

Ter uma reserva de dinheiro para esses investimentos é essencial ao montar uma equipe de marketing interna, assim como prever gastos com treinamentos para uso das ferramentas, atualização de computadores para suportar os novos softwares e possivelmente, reforçar o time de TI para dar o suporte necessário aos usuários dos sistemas.

Se você acredita que o momento não é propício para tais investimentos, talvez seja interessante pensar na terceirização, já que a empresa contratada é quem fornecerá as tecnologias para a implementação das ações.

Equipe atualizada faz toda a diferença

O marketing digital muda rapidamente e agrega novas ferramentas e estratégias como nenhuma outra área da comunicação, o que exige uma equipe em constante atualização.

Para não ficar para trás na competitividade, o ideal é que seu time de marketing leia muitos blogs, acompanhe sites e referências do mercado, mas também que participe de treinamentos mais densos, que tragam respostas aos principais desafios enfrentados pela organização. Neste sentido, ter um orçamento para capacitação e treinamento é outro cuidado que você deve ter ao montar uma equipe interna de marketing.

Caso o investimento em profissionais qualificados não seja possível, pensar em terceirizar o marketing digital pode ser uma saída.

Planejar, executar e monitorar leva tempo

O marketing digital exige planejamento, tomada de decisão rápida, afinal as coisas no ambiente on-line acontecem em tempo real. Além de demandar tempo na execução das estratégias, ainda requer que você acompanhe os resultados diariamente, realizando os ajustes necessários para otimizar seu orçamento e gerar maior retorno sobre o investimento.

Para quem está plenamente dedicado a esta atividade, já é um grande desafio não perder os indicadores de performance de vista. Para quem tem outras responsabilidades, as barreiras são maiores ainda. Alguns dias sem acompanhar o desempenho de um anúncio podem significar prejuízo para a empresa, assim como um conteúdo mal elaborado pode se tornar uma crise de imagem caso você não detecte o problema a tempo.

No momento de decidir sobre como sua empresa conduzirá o marketing digital, leve estas questões em consideração. O investimento inicial para ter resultados efetivos com uma equipe interna pode não ser tão atrativo quanto contratar uma agência especializada.

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