A internet abriu possibilidades antes inimagináveis para as pequenas e médias empresas. Recursos para divulgar e posicionar sua marca de maneira estratégica não faltam: sites, redes sociais, fóruns, chats, eventos on-line, entre muitos outros. Mas o que permeia todos esses canais é uma coisa só: branded content.
Traduzido para o português, podemos chamá-lo de “conteúdo de marca”, uma comunicação que tem como objetivo valorizar a relação entre empresa e stakeholders, gerando valor por meio do compartilhamento de conhecimento.
Produtos e serviços entram nessa estratégia como complementos, pois o foco está em compreender as necessidades de informação do público em questão e tornar-se uma fonte confiável.
Conheça as melhores práticas de branded content para PMEs:
Crie envolvimento
O fundamento do branded content é posicionar sua marca como algo relevante para o público, misturando informação e entretenimento de forma que os consumidores se conectem a você. Por meio de estratégias de branded content, você dissemina os valores da sua marca, atraindo pessoas afinadas com o propósito da organização.
Estabeleça vínculos emocionais, não mercadológicos
Quando a concorrência era pequena e e poucas empresas investiam massivamente em marketing, era fácil empurrar qualquer produto ou serviço a um consumidor. Uma promoção já fazia toda a diferença. Hoje, no entanto, os consumidores não querem apenas comprar. Eles querem ter voz, serem protagonistas de alguma forma e criar relacionamento com a marca.
Fazer com que um cliente mantenha uma relação com a sua empresa depende do quão envolvido emocionalmente ele está. As ações e propósitos da sua organização devem ir ao encontro dos valores que sua persona tem.
Mais do que isso, você deve comunicar sempre que possível e quando for pertinente, sua missão, visão e valores nos conteúdos produzidos e compartilhados, para que as pessoas entrem em sintonia com sua empresa e se sintam conectadas a ela emocionalmente.
Mantenha o diálogo aberto
Branded content é sobre dialogar com a sua audiência, ter uma conversa franca, de duas vias. Nada de jargões técnicos e linguagem rebuscada. Pense em dois amigos conversando sobre um tema de interesse de ambos.
Os recursos que podem ser utilizados são variados: textos, áudios, imagens, gráficos, infográficos, vídeos, etc. E por falar em vídeos, eis o rei do branded content: até o final de 2017, estima-se que 74% de todo o tráfego on-line corresponda ao consumo de vídeos.
Se colocado em uma landing page, ele é capaz de aumentar as taxas de conversão em 80%. Em um e-mail marketing, a empresa pode acrescentar de 200 a 300% no CTR. Em redes sociais, o sucesso é igualmente estrondoso: só no Snapchat são vistos mais de 10 bilhões de vídeos todos os dias.
Um ótimo ponto de conexão entre marca e consumidores, não acha?
Seja dinâmico, seja mobile
Com certeza você já percebeu como os smartphones e tablets invadiram nossas vidas. Somente no Brasil, já temos mais de 168 milhões de usuários desses pequenos dispositivos, que estão em todos os lugares e se tornaram o ponto de partida para qualquer jornada do consumidor. A dúvida surge, o gadget é acionado, a busca é feita e o consumidor encontra o que procura. Tudo isso em questão de segundos.
Então, se você quer mesmo investir em branded content para divulgar e posicionar sua marca, não deixe de estar presente no ambiente mobile. Mas não vale qualquer presença, hein? O Google afirma que 61% dos usuários não retornam a um site móvel com problemas e que 40% deles correm direto para a concorrência.
Ter um site mobile friendly é essencial para que os consumidores encontrem sua empresa, assim como investir em peças de conteúdo que se adaptem ao comportamento dos usuários desses dispositivos. Ser relevante é estar pronto para oferecer o melhor para sua audiência!
Dúvidas sobre como começar sua estratégia de branded content para PMEs? Deixe seu comentário e conte conosco para ajudar você nessa etapa!