Quer criar uma apresentação multimídia para encantar seu público alvo? Além das opções tradicionais, sua empresa pode dar um passo a frente e investir em uma alternativa mais didática, dinâmica e eficaz. Estamos falando de motion graphics!
No post de hoje, vamos mostrar o que é motion graphics e listar os principais motivos para utilizar esse recurso agora mesmo. Acompanhe!
O que é motion graphics?
Motion graphics é uma tendência importante em design de movimento. Muito utilizada no meio publicitário, essa linguagem se baseia na movimentação de diversos tipos de elementos gráficos, mesclando conceitos de design e cinema. Ela utiliza elementos visuais, verbais e sonoros para criar uma apresentação multimídia.
O resultado é a criação de peças audiovisuais completas que utilizam sons, texto, formas, fotos, vídeos, ilustrações e 3D, entre outras possibilidades. A ideia é conseguir explicar conceitos visualmente, possibilitando ainda reforçar ações ou demonstrar como funcionam alguns produtos e serviços que não poderiam ser filmados ou visualizados de outra forma.
Além de ser muito útil para alcançar objetivos publicitários que exigem uma função didática, o motion graphics cria um efeito visual e estético muito interessante — e, de acordo com as intenções do criador, bastante divertido.
Portanto, aquilo que não pode ser filmado ou reproduzido por meio de uma ação real pode ser ilustrado, acrescentado ou elaborado a partir do motion graphics. A técnica permite ainda agregar outros elementos, como textos e sons, para enriquecer a abordagem e potencializar o efeito desejado.
É por isso que muitos artistas visuais utilizam essa linguagem como uma forma de expressão e manifestação artística. Atualmente, o motion graphics está presente em vinhetas de programas, videoclipes e até mesmo em efeitos pós-produção em filmes.
Para ilustrar melhor, veja abaixo o trecho de um de nossos vídeos utilizando motion graphics:
https://vimeo.com/204599586
Motion graphics ou animação?
A animação tradicional é utilizada há bastante tempo no mercado e, é claro, já foi sinônimo de inovação. Nela, o animador tem a possibilidade de criar uma cena narrativa linear, que se desenvolve como um filme. A animação é composta por personagens que se comunicam pela fala ou linguagem corporal, sua personalidade e vontades.
No entanto, não é possível comparar as possibilidades oferecidas pela animação às vantagens garantidas pelo motion graphics. Com este último, é possível explicar ideias visualmente e utilizar elementos que tornam essa apresentação muito mais rica.
Sua capacidade de agregar imagens, vídeos, peças em 3D e textos permite reforçar ações, demonstrar o funcionamento e vantagens de produtos e serviços que não poderiam ser filmados.
Por isso, além de ser uma ferramenta didática superior, o motion graphics é muito utilizado em marketing e se tonou um recurso obrigatório para as empresas que desejam construir sua marca na internet.
Quais as vantagens do motion graphics?
Ainda restam dúvidas quanto ao tipo de recurso a utilizar? Então mostraremos agora algumas vantagens de utilizar o motion graphics:
- causa impacto visual e utiliza uma linguagem mais lúdica e didática, que chama a atenção, facilita a compreensão e promove o engajamento;
- quanto utilizado em redes sociais, provoca um engajamento maior com o público e uma interação mais expressiva;
- transmite informações de forma mais agradável e menos cansativa, diferente de um “textão”;
- graças à sua didática, é comprovado que o motion graphics permanece na memória do público por mais tempo, chegando a obter índices em torno de 90% de recordação;
- a diversidade de elementos possibilita utilizar linguagens diferentes e adequados a diferentes públicos: games, quadrinhos, design gráfico, etc;
Contar com uma equipe especializada é fundamental para tirar o melhor proveito desse recurso inovador. Além do fator qualidade refletido na imagem de sua empresa, uma peça bem elaborada será planejada e executada para alcançar os resultados esperados com eficiência.
Entendeu o que é motion graphics e como ele pode evidenciar seu projeto, tornando-se um diferencial na hora de conquistar clientes? Para conhecer outras novidades e continuar se destacando no mercado, assine nossa newsletter e receba os conteúdos do blog em primeira mão!