Três letras que significam muito no marketing digital: SEO. Do inglês Search Engine Optimization, essa sigla vem sendo usada como um dos potes de ouro para atrair tráfego qualificado para um site ou blog específicos. Mas, afinal, o que é SEO?
SEO: otimização para motores de busca
Em português, podemos traduzir Search Engine Optimization como Otimização para Motores de Busca. Isso mesmo, estamos falando de otimizar conteúdo para o Google, Yahoo, Bing, Yandex, entre outras ferramentas de buscas na internet.
Geralmente nos referimos ao Google por ser o mais utilizado no mercado, detentor de aproximadamente 78% do volume de buscas em todo o mundo. No Brasil, esse número é ainda mais representativo: 97% dos internautas brasileiros realizam buscas pelo Google.
Voltando ao SEO, essa estratégia consiste em selecionar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e inseri-las no conteúdo do seu site, blog, anúncio ou qualquer outra peça de comunicação online a fim de atrair tráfego qualificado, isto é, com mais chances de conversão.
Por que fazer SEO
Todo mecanismo de busca, inclusive o Google, opera com base em algoritmos que determinam a relevância de um conteúdo para a busca feita pelo usuário. Essa busca, como você deve saber, é feita com frases curtas, que chamamos de palavras-chave.
As palavras-chave são escolhidas com base no seu negócio, no valor gerado para o cliente. Uma empresa que fabrique softwares de gestão empresarial, por exemplo, utilizará exatamente essa palavra-chave, juntamente com outras, para atrair o público adequado para o negócio.
A falta de uma estratégia de SEO compromete seu desempenho nos mecanismos de busca, deixando seu site muitas posições atrás da concorrência. O investimento nesta estratégia, por outro lado, melhora o seu posicionamento, levando a URL do site para as primeiras posições de resultados orgânicos.
Isso significa mais visitas para o site sem precisar investir em anúncios pagos, uma economia que vale a pena. Também melhora a qualificação dos visitantes que chegam até você, aumentando as chances de vendas.
Como o SEO faz tudo isso?
Como dissemos anteriormente, os mecanismos de busca operam sob uma lógica de relevância. Quanto mais relevante seu site for para responder à pesquisa do usuário, melhor posicionado ele estará.
É impossível conhecer todos os elementos considerados no momento de classificação de um site, mas sabemos alguns deles. Trabalhando fortemente nos elementos conhecidos, podemos alcançar uma relevância maior e assim superar nossos concorrentes.
Um dos fatores que contribuem para um bom posicionamento nos mecanismos de busca é uma URL amigável, isto é, que contenha sua palavra-chave mais importante. No caso de uma loja de calçados, por exemplo, o ideal é que o endereço da loja tenha a palavra “calçados” na URL.
Outro fator de suma importância é a densidade de palavras-chave, ou seja, quantas vezes suas palavras-chave são repetidas em todo o site. É por isso que criamos conteúdos com base em palavras-chave relevantes para nosso público, a fim de aumentar nossa reputação junto aos mecanismos de busca, tornando nosso site mais “amigável” e facilmente reconhecido.
Para atrair visitantes mais qualificados, costumamos usar as palavras-chave long tail, ou cauda longa. Trata-se de palavras-chave compostas, como “estratégia de marketing digital para empresas de moda”. Assim, somente pessoas deste ramo chegarão ao site da empresa, otimizando o trabalho de marketing e vendas no momento da conversão.
Uma importante estratégia de SEO que não pode faltar em seu site é a hierarquização de títulos. Cada página deve ser nomeada com a tag H1, os subtítulos da página em H2, e assim sucessivamente, demarcando a relevância de cada tópico para os mecanismos de busca. Você também deve utilizar as palavras-chave nos títulos e subtítulos — como fizemos neste post, colocando “o que é SEO” no título.
Além dessas, existem muitas outras técnicas de SEO que podem ser aplicadas a um site para melhorar seu posicionamento. Gostaria de aprofundar seus conhecimentos de SEO em um post com mais dicas? Deixe aqui nos comentários: sua sugestão pode ser o tema do nosso próximo artigo!