Hoje, os sites são considerados o principal canal de contato de uma empresa com seu público. Afinal, é por meio deles que as pessoas conhecem os serviços oferecidos por uma marca e procuram por informações quando estão em busca de uma solução no mercado.
Mas atrair o público para a sua página pode não ser uma tarefa fácil. Os usuários estão cada vez mais informados e exigentes, e é necessário mais do que apenas um layout atraente para despertar o interesse e conquistar a confiança do consumidor. É nesse contexto que surge o conceito de experiência do usuário.
Neste artigo, você vai entender a importância de melhorar a experiência do usuário e como uma agência pode ajudar nesse processo. Acompanhe!
O que é a experiência do usuário
A experiência do usuário — ou User Experience (UX) — é o termo usado para definir a qualidade da interação de uma pessoa com um produto ou serviço. Esse conceito é aplicado com mais frequência para indicar caraterísticas da navegação em um site.
Vários fatores podem influenciar essa experiência, como o número de páginas, a facilidade para localizar informações, o estimulo à interação, o layout, a velocidade da navegação, entre outros.
Basicamente, é necessário que o usuário enxergue utilidade no site, sinta vontade de navegar e tenha facilidade em localizar as possíveis soluções para os seus problemas.
A importância da experiência do usuário
Preço baixo já não é um fator decisivo no momento de fechar um negócio. Afinal, a diferença dos valores cobrados por empresas de um mesmo setor costuma ser pouca, e o cliente pode comparar informações em uma rápida pesquisa no Google.
O grande diferencial é a experiência que o cliente terá: se ao vivo os vendedores eram responsáveis pelo bom atendimento, na internet é o seu site que deve passar essa primeira boa impressão. O investimento nessa estratégia pode aumentar as vendas, já que as pessoas se sentirão estimuladas a entrar em contato e se tornarem leads.
Mostrar que a empresa investe em inovação é uma forma de melhorar o relacionamento com os clientes e se destacar da concorrência. Além disso, o site pode ajudar a melhorar o atendimento, disponibilizando outros canais de contato.
Como uma agência pode ajudar
Como você já deve ter imaginado, não é nada fácil criar uma boa experiência de usuário. Por mais que a sua equipe seja qualificada e possua bons conhecimentos em marketing digital e tecnologia, esse projeto exige pessoas dedicadas a ele e recursos tecnológicos específicos.
Criando um bom planejamento
A importância de uma agência já começa no planejamento do projeto. Uma equipe especializada consegue identificar prontamente quais são as necessidades da empresa e quais são as melhores formas de alcançar os objetivos traçados.
Lembre-se que, quando falamos em marketing digital, é preciso que tudo seja bem executado e mensurado para saber quais estratégias funcionam e o que pode ser otimizado.
Ajustando estratégias para a realidade da empresa
Colocar um projeto em prática é um processo longo, que pode exigir muitos ajustes e recursos ao longo do tempo. Ao contar com uma agência para administrar suas estratégias, você evita impactos negativos na produtividade ou na execução de projetos internos da sua equipe.
Aplicando conhecimento de mercado
Já imaginou o quão oneroso seria contar com um especialista para cada área do marketing dentro da sua empresa? Contratando os serviços de uma agência, por outro lado, você agrega todo esse conhecimento ao seu negócio sem precisar investir em mais capital humano.
Esses profissionais também possuem um conhecimento sobre as tendências do mercado, e podem fazer um projeto pensando nas possíveis atualizações que o site terá ao longo do tempo.
Melhorar a experiência do usuário é uma estratégia que pode trazer resultados significativos para a empresa. Diante dessa importância, contar com os serviços de uma empresa especializada pode ajudar a evitar falhas e obter retorno de maneira mais rápida e eficaz.
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