Estar nos primeiros resultados do Google é um dos principais objetivos das empresas hoje. Afinal, quem não deseja ajudar o usuário com o conteúdo certo justamente no momento em que ele está pesquisando por alguma solução?
É por isso que as palavras-chave são tão importantes no marketing digital. São elas que ativam os resultados, tanto orgânicos quanto pagos, quando um usuário digita o termo de pesquisa no buscador.
Então, ao pensar nas suas estratégias de SEO e links patrocinados, elas precisam estar na sua mira. Neste post, você vai entender o que é, qual é a importância e como fazer um planejamento de palavras-chave para ter bons resultados no marketing digital.
O que é planejamento de palavras-chave?
Planejamento de palavras-chave é a pesquisa e seleção dos melhores termos para brigar por posicionamento nos resultados da busca.
Quando o usuário faz uma pesquisa no Google, ele está querendo resolver uma dúvida. Então, para a sua página aparecer nos resultados e receber clique do usuário você precisa apresentar um conteúdo que seja relevante para essa necessidade.
Mas como saber quais são as dúvidas do seu público, quais conteúdos produzir e quais termos eles utilizam no buscador para procurar uma solução? As respostas para essas questões você encontrará no planejamento de palavras-chave, por meio de uma pesquisa sobre o comportamento do seu consumidor.
Qual é a importância das palavras-chave no marketing digital?
O papel das palavras-chave está relacionado aos mecanismos de pesquisa, pois são elas que ativam a exibição dos resultados da busca.
O planejamento de palavras-chave, então, identifica quais termos o usuário costuma usar no buscador. A partir deles a empresa pode definir as pautas do blog — o que é imprescindível no marketing de conteúdo — e trabalhar esses termos dentro das páginas.
Assim, com um bom planejamento a empresa produz conteúdos relevantes para o público e tem mais chances de aparecer na sua pesquisa, conquistando tráfego para o blog e para o site.
Mas não é só nos resultados orgânicos que as palavras-chave têm importância. Os links patrocinados dependem delas também, pois você precisa escolher termos que gerem as conversões desejadas na campanha e tenham um custo adequado ao orçamento.
Como fazer um planejamento de palavras-chave?
A pergunta que guia o planejamento de palavras-chave é esta: o que o seu público digitaria no buscador se estivesse pesquisando algum conteúdo ou uma solução que a sua empresa oferece?
A pesquisa, então, ajudará a responder a essa pergunta com embasamento. Confira agora algumas dicas básicas para o planejamento:
Defina o seu objetivo
O planejamento de palavras-chave pode ser realizado para a busca orgânica ou paga e para gerar tráfego ou conversão. Defina seu objetivo para nortear a pesquisa.
Escolha um tema principal
A pesquisa deve ser orientada por um tema principal, que faça sentido para o seu negócio. No nosso blog, por exemplo, poderíamos fazer uma pesquisa para “marketing digital”.
Conheça o seu público
É essencial conhecer o perfil do público para prever o seu comportamento de busca de acordo com as necessidades de cada etapa na jornada de compra.
Conheça os tipos de palavras-chave
Existem palavras-chave head tail e long tail. As primeiras são termos amplos (como “marketing digital”), que têm bastante volume de busca, mas concorrência também.
Já as segundas, também chamadas de cauda longa, são buscas mais específicas (como “por que fazer seo”). Elas são menos pesquisadas, mas têm menos concorrência e atraem visitantes mais qualificados.
Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave
Ferramentas de pesquisa de palavras-chave como Keyword Planner, SEMrush e Keyword Tool ajudam a perceber oportunidades de palavras-chave e a identificar quais têm mais relevância.
Organize os resultados da pesquisa
Com uma lista de termos em mãos você deve organizá-los por hierarquia (do mais amplo ao mais específico) e com base em prioridades para a sua estratégia.
Pronto! Com essas dicas, você já pode fazer um planejamento de palavras-chave para orientar a produção de conteúdo do blog ou a estratégia de links patrocinados. Para continuar acompanhando outras novidades sobre marketing digital e muito mais, assine a nossa newsletter!