Depois de um ano de mudanças históricas, as pessoas e empresas começaram a se reestruturar para planejar os próximos 12 meses de maneira mais coordenada e com um entendimento melhor do cenário atual.
2021 será o ano em que vamos revisar essas mudanças e implementar aquilo que foi positivo para nossas equipes.
O Endomarketing e o Engajamento, terão um papel essencial para a transição que vivemos, por isso, vamos entender melhor quais pontos precisamos trabalhar para ter equipes mais motivadas e eficientes nesse ano de retomada!
Planejamento estratégico – Conhecendo seu Público
Quantas pessoas que você conhece, estão há mais de um ano em home office?
Ou melhor, quantos novos membros do seu time, você ainda não conheceu fisicamente?
Mais do que nunca precisamos entender e conhecer nosso público para poder planejar ações de Endomarketing e Engajamento em 2021. O primeiro passo é levantar qual o cenário atual que a empresa está passando, é necessário pensar em que tipo de experiência você quer passar para seus colaboradores e como estruturar isso ao longo do ano, para manter uma consistência nas ações e comunicações internas do projeto, criando uma história completa que será memorável para as equipes.
Estar presente no digital
2020 foi um ano de muitas transformações, sobretudo no meio digital. Em meio ao tumulto, muitas empresas não conseguiram realizar a conexão do Endomarketing com suas equipes no ambiente digital.
O Endomarketing em 2021 vai acontecer principalmente no meio digital, por isso, além de equipar seus times com as ferramentas necessárias, seu planejamento de ações precisa ser feito pensando numa realidade onde todos podem não estar presentes no mesmo local.
Outro ponto que precisa ser trabalhado, independente se os colaboradores estão em home office ou não, é a cultura. É preciso que as pessoas sintam-se parte de algo maior e identifiquem-se com as trocas de experiências no trabalho. Com o escritório em segundo plano, perdemos nosso maior ponto de interação interpessoal e isso é muito prejudicial para o desenvolvimento da cultura.
Tendo isso em mente, precisamos criar possibilidades para que os colaboradores possam interagir entre si e exercitar a cultura. As redes sociais corporativas são ótimas ferramentas para isso.
Hoje em dia existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, como: Workplace, Slack, Yammer, Pukkateam, etc. Cabe a você avaliar o perfil de cada uma delas e escolher a que mais combine com a sua equipe, mas não deixe de criar ações constantes para fomentar o uso da plataforma e sempre MEDIR!
Equilíbrio Emocional
Diversos estudos impactantes foram publicados sobre Equilíbrio Emocional e as empresas já começaram a se movimentar para fazer com que esse tema não seja deixado de lado.
Possibilite o acesso da sua equipe a profissionais do ramo da saúde mental, além de criar uma sensação maior de bem estar e humanização nos times, a produtividade também será aumentada consideravelmente. Segundo estudo da Deloitte realizado no Canadá , 70% dos custos gerados pela baixa produtividade são decorrentes do desequilíbrio emocional dos colaboradores.
O equilíbrio emocional também precisa estar inserida no planejamento estratégico de Endomarketing, com ações que fomentem discussões sobre o assunto e promovam interações dos colaboradores com profissionais, reforçando o posicionamento da empresa de maneira transparente.
Foco na liderança
No trabalho presencial conversas casuais, almoços, ou até mesmo uma troca de olhares no corredor, fazem com que as equipes sintam a presença da liderança.
Com a implementação parcial, ou completa do home office, esse tipo de interação não é mais possível e também não voltará ao que era antes por um bom tempo.
Outro ponto importante, é que a liderança é essencial para o desempenho de ações de endomarketing digitais, servindo como exemplos de participação e engajamento para suas equipes.
Essa sensação de desconexão com as lideranças, pode levar à problemas de engajamento dos colaboradores e até mesmo diminuição de produtividade, por isso, suas estratégias de Endomarketing em 2021 precisam criar momentos para que os líderes possam ter contato com suas equipes, que saiam da rotina do dia a dia e permitam essa conexão que acontecia nas situações tradicionais de trabalho.
A importância de se medir rápido
As coisas mudam cada vez mais rápido e esse cenário também será verdadeiro ao desenvolvermos ações de Endomarketing e Engajamento em 2021 e é fundamental que a medição seja rápida.
Outro ponto importante, é personalizar o máximo possível suas pesquisas de endomarketing, tentando abordar de maneira mais direcionada determinados públicos e pontos específicos da sua estratégia.
Não deixe de criar canais de escuta ativa com seus colaboradores, onde possa existir uma via de mão dupla que transpareça o sentimento de que as opiniões estão sendo verdadeiramente ouvidas.
A retomada será conquistada por pessoas e valorizar o material humano através de ações de Endomarketing e Engajamento em 2021, é uma maneira de continuamente criar ambientes mais produtivos, onde as pessoas sintam pertencimento e que serão berço de soluções inovadoras.
Se você precisa de ajuda para planejar essas ações ou não tem tanta certeza de como engajar sua equipe de maneira digital, entre em contato conosco.
A V20 é especializada em soluções de comunicação interna, Endomarketing e Eventos Digitais.