Seja por não possuir todo o know-how necessário internamente ou para capacitar um maior número de profissionais ao mesmo tempo, muitas organizações optam por contratar uma empresa de treinamento corporativo na hora de promover a qualificação dos funcionários.
Essa decisão é pautada em questões orçamentárias e de operacionalização e cresceu bastante nos últimos anos. Segundo dados da pesquisa Panorama de Treinamento no Brasil 2016, 65% das organizações já optam pelo treinamento formal, terceirizando o serviço para empresas de treinamento corporativo.
Essa é a sua realidade? Então aproveite o momento para entender como contratar os parceiros certos na hora de treinar o seu time!
Expertise da empresa de treinamento
O primeiro critério a ser preenchido pelo seu futuro parceiro é a expertise no campo em que você pretende treinar seus colaboradores. Afinal, uma empresa que tem tradição em capacitação de gestores nem sempre terá o know-how necessário para treinar a equipe de produção, por exemplo.
A linguagem usada, os termos técnicos e a rotina de trabalho mudam completamente de um público para outro. Por isso, vá direto ao ponto ao escolher a empresa de treinamento corporativo e tenha em mente que ela deve suprir a necessidade das pessoas que precisam de qualificação.
Outro passo a ser seguido aqui é diferenciar os treinamentos entre técnicos e comportamentais. Saber em qual categoria a empresa se encaixa é essencial para escolher aquela que vai trazer melhores resultados.
Metodologia de ensino
A forma com que a empresa ensina faz diferença na absorção do conhecimento e se reflete diretamente no desempenho dos seus colaboradores.
Um treinamento essencialmente teórico, com modelo expositivo, torna-se maçante e é esquecido em pouco tempo. O ideal é que os métodos sejam mesclados, sempre dando preferência a atividades práticas, estudos de caso, debates e outras formas de interação que promovam a consolidação dos conhecimentos com maior eficácia.
Na metodologia, ainda temos a distinção entre treinamentos presenciais, a distância e semipresenciais. Os presenciais ainda são preferência das organizações (63%), mas o EAD (Ensino a Distância) vem ganhando força nos últimos anos (15%). Esse crescimento se deve principalmente à possibilidade de treinar muitas pessoas ao mesmo tempo, ainda que elas estejam dispersas geograficamente.
Personalização do treinamento corporativo
No mercado, você pode encontrar uma empresa de treinamento corporativo que venda programas fechados e outra que venda programas customizados.
Antes de fechar negócio, então, lembre-se que personalizar o treinamento de acordo com as necessidades da sua equipe é sempre a melhor opção, pois isso permite que as pessoas aprendam exatamente aquilo que é necessário para o desenvolvimento de suas funções.
Continuidade da formação
Por mais que um profissional passe por um treinamento intenso, é preciso recuperar as melhores práticas de tempos em tempos. Nesse sentido, um ponto de atenção a ser observado, é se a empresa de treinamento corporativo oferece programas de “reciclagem”.
Esses programas consistem em treinamentos de curta duração, a fim de resgatar os conceitos aprendidos anteriormente e reativar a motivação dos profissionais em função do aprendizado.
Satisfação de outros clientes
Atualmente, é bem mais fácil solicitar referências de outros clientes a fim de comprovar a satisfação com a empresa de treinamento corporativo. Você pode pesquisar na internet comentários e avaliações, ou ir direto à fonte, perguntando se a empresa em questão está satisfeita com os serviços da parceira de treinamentos.
Uma recomendação adicional é sempre bem-vinda no momento da decisão, já que treinamento é investimento para sua organização. E como todo investimento, isso deve trazer bons retornos financeiros.
E você, quais critérios utiliza para selecionar uma empresa de treinamento corporativo? Conte pra gente aqui nos comentários!