Todas as marcas devem se preocupar em sempre entregar o melhor para seus clientes, mas muitas vezes não conseguem por oferecerem um atendimento com falhas, com esperas longas e com musiquinhas que irritam. Pra mudar esse cenário, por que não investir em chatbots?
O que são chatbots?
Chatbot é um software especializado em realizar conversas. A intenção é que sejam conversas fluídas e objetivas. Eles podem responder de uma forma simples – utilizando palavras-chaves – ou de uma forma mais complexa – através de inteligência artificial.
De onde vieram os chatbots?
Muita gente acredita que os chatbots são novidade, mas a verdade é que existem, de fato, desde 1966, com a criação do software nomeado de Eliza, que simula uma psicóloga e está online até hoje (você pode conferir aqui). Eliza foi desenvolvida por um cientista do MIT que tinha como motivação passar no Teste de Turing – teste diferencia inteligência humana de inteligência artificial.
Desde lá, os chatbots foram desenvolvidos e aprimorados, e hoje podem servir como um contato inicial com o cliente.
Como os chatbots são utilizados nos dias de hoje?
Por serem uma ferramenta de conversa, os chatbots conseguem adiantar e facilitar o atendimento ao cliente por já serem preparados para responder as perguntas mais frequentes ou direciona-las para os especialistas, fazendo com que o atendimento seja mais rápido e eficiente.
Também são capazes de oferecer um atendimento mais personalizado, já que conseguem utilizar de inteligência artificial e aprender sobre os costumes dos clientes.
Um bom exemplo de chatbot na prática é o bot da Magazine Luíza, apelidado de Lu. Por usar a inteligência artificial, a Lu tem trazido bastante engajamento pra marca, oferecendo um atendimento especializado e muito caloroso, gerando confiança e empatia nos consumidores que a utilizam.
Onde implementar os chatbots?
Como são softwares, podem ser incluídos em tudo. Se você tiver uma estratégia consistente nas redes sociais, pode implementar o chatbot no próprio chat do Facebook. Se o seu negócio tem um site, ele poderá ser implementado lá. Hoje em dia já é possível utilizar chatbots em chamadas telefônicas, direcionando o atendimento e facilitando a comunicação.
Agora que você viu um bom jeito de otimizar o atendimento ao seu cliente, veja nossas dicas para melhorar a comunicação interna, para que você tenha ainda mais sucesso com funcionários bem preparados e engajados com o trabalho.
E se você se interessou pelos chatbots e quer conversar sobre quais estratégias digitais implementar no seu negócio, entre em contato com a gente!