Conheça os principais erros cometidos em campanhas no AdWords

Conheça os principais erros cometidos em campanhas no AdWords

Os anúncios pagos são uma das práticas mais eficientes dentro de uma estratégia de marketing digital, mas é preciso tomar certos cuidados para que esse tipo de ação realmente gere os resultados esperados. Para se ter uma ideia, há pequenos erros em campanhas no AdWords — plataforma de publicidade do Google — que podem fazer suas propagandas serem um fracasso em alcance e cliques.

Porém, com o devido planejamento e configurações corretas, é possível evitá-los. Continue a leitura para descobrir quais são esses principais equívocos e como se manter distante deles.

Fazer uma segmentação incorreta

Conhecer bem o seu público-alvo é um dos requisitos mais importantes para criar uma boa campanha. Só assim você conseguirá escolher uma segmentação (tanto geográfica quanto por canal ou dispositivo) apropriada e atingir pessoas mais propensas a consumirem seus produtos ou serviços.

Por esse motivo, segmente seus anúncios segundo as características da sua audiência. Veiculá-los para um público muito amplo pode estar prejudicando o desempenho dos seus links patrocinados e desperdiçando o seu investimento.

Escolher as palavras-chave erradas

As palavras-chave são a razão para os seus anúncios aparecerem para os usuários do Google. O problema é que, com isso em mente, muitos anunciantes fazem uso das keywords mais competitivas acreditando que isso trará bons resultados para a campanha. Apesar de elas serem as mais procuradas, dificilmente vão gerar conversões para o seu site — sem contar que ocasionam um gasto maior.

Portanto, concentre-se em palavras-chave mais longas e específicas, já que elas costumam ser focadas na intenção do cliente, apresentam menor competitividade e têm maior probabilidade de gerar conversões.

Esquecer de configurar o remarketing – para os casos em que ele é necessário

O uso do remarketing permite anunciar para usuários que já tiveram algum contato com a sua marca, como clicar na sua propaganda ou visitar o seu site. Essa é uma tática bastante útil para aumentar as conversões, já que as chances de um consumidor que já conhece a sua empresa clicar no seu anúncio são maiores se comparadas a alguém que acabou de descobrir um produto ou serviço que ela oferece.

Assim, lembre-se de configurá-lo no AdWords e fazer os ajustes necessários no seu site ou aplicativo (se isso se aplicar à sua empresa). Lembrando que nem todos os casos requerem especificamente o Remarketing. Para um e-commerce, por exemplo, ele é uma estratégia vital.

Ignorar a programação de anúncios

Outra forma de otimizar a conversão é utilizar a programação de anúncios. Enquanto a configuração padrão define que a sua campanha será exibida sempre (a qualquer hora e dia da semana), essa opção possibilita que você escolha os dias e horários em que deseja veiculá-la.

Se for difícil descobrir em que horários o seu público é mais ativo na internet, vale a pena fazer testes com os primeiros anúncios para verificar se há períodos com melhores resultados.

Deixar de analisar os resultados

Outro erro comum é não avaliar a taxa de cliques (CTR) e o número de impressões dos seus ads.  CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você tivesse cinco cliques e cem impressões, sua CTR seria de 5%.é a proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio e clicam nele. É possível usar a taxa de cliques (CTR) para avaliar o desempenho das suas palavras-chave e dos seus anúncios. Uma CTR alta é um bom indicador de que os usuários consideram seus anúncios úteis e relevantes.

Outra métrica importante é Índice de Qualidade, que é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Anúncios de melhor qualidade podem resultar em preços mais baixos e melhores posições. Quanto mais relevantes forem seus anúncios e suas páginas de destino para o usuário, mais alto será o Índice de qualidade.

Ao analisar essas métricas com frequência, você consegue identificar quais anúncios têm uma performance melhor, o que pode fornecer insights para otimizar as propagandas que não estão gerando resultados tão bons.

Acreditamos que ficar atento a essas falhas pode contribuir — e muito — para o sucesso de suas ações com links patrocinados. Então, agora que você sabe quais são os principais erros em campanhas no AdWords, o que acha de verificar as suas próprias campanhas e fazer os ajustes necessários? E não se esqueça de contar para a gente os resultados. Deixe o seu comentário!

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