Reter talentos, aumentar a motivação e despertar o engajamento dos colaboradores são alguns dos benefícios que o endomarketing pode trazer para uma empresa ou organização.
O endomarketing é um conceito que veio da área de administração e lança mão de estratégias do marketing convencional adaptadas e direcionadas para o público interno. Seu objetivo não é apenas desenvolver uma imagem positiva da organização, mas também um ambiente que motive e desenvolva colaboradores.
Quer entender como o endomarketing pode ajudar a sua empresa a se desenvolver? Continue a leitura e saiba mais sobre essa estratégia!
BENEFÍCIOS DO ENDOMARKETING
O termo endomarketing foi criado pelo consultor de empresas brasileiro Saul Bekin, que defende que sua função é atrair e reter o cliente interno para garantir resultados positivos para a empresa.
De fato, uma estratégia de endomarketing bem executada pode gerar uma série de benefícios para a organização. A retenção de talentos é um dos mais importantes, mas há diversas outras vantagens:
- aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores;
- melhoria do clima interno, propiciando maior interação entre os colaboradores;
- sensação de pertencimento dos colaboradores;
- eliminação de ruídos na comunicação interna;
- aumento do employer branding;
- facilidade para captação de talentos no mercado devido à reputação da empresa;
- alinhamento de objetivos da empresa e do colaborador.
ENDOMARKETING NA PRÁTICA
Para garantir o sucesso de uma estratégia de endomarketing, é preciso planejamento. O ponto de partida pode ser um diagnóstico de clima e da comunicação interna, que vai apontar o melhor caminho e as melhores iniciativas para ampliar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.
Veja algumas ideias que podem integrar essa estratégia:
CONHEÇA SUA EQUIPE
Para empresas que já estão mais avançadas neste aspecto, existem estratégias de People Analytics, que estudam os padrões de comportamento das equipes, cruzando dados para aumentar o desempenho das estratégias de Endomarketing.
PROMOVA O ACULTURAMENTO DOS COLABORADORES
Disseminar e reforçar a cultura da empresa aos colaboradores é uma das grandes missões do endomarketing. Ter propósito é essencial para motivar a equipe e impulsionar os valores da empresa entre os colaboradores, pois é quem vai definir o motivo para os esforços do time.
FORNEÇA FEEDBACKS AOS COLABORADORES
Essa é uma obrigação dos gestores que pode fazer uma grande diferença para a motivação e o engajamento da equipe.
Quem recebe o feedback sente-se valorizado. Se esse retorno for transparente e efetivo, o colaborador visualiza o quanto o seu trabalho está repercutindo nos resultados da empresa e o que pode ser aprimorado.
Lembre-se: feedback não deve ser feito apenas quando há um problema, mas sim um processo constante na empresa.
QUALIFIQUE OS COLABORADORES
Quando uma empresa investe no treinamento e na qualificação dos seus colaboradores, ela está reforçando o quanto eles são importantes para que ela cumpra com os seus objetivos.
Não se trata apenas de ampliar o conhecimento técnico da equipe, embora este também seja um benefício importante. É, ainda, uma forma de reforçar os ideais da organização, valorizando os colaboradores e despertando o seu engajamento.
CRIE UM CANAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA
Se a empresa pretende comunicar sua cultura e fortalecer a sensação de pertencimento, uma das alternativas essenciais é a criação de canais de comunicação. Esses canais precisam ser uma via de mão dupla e sempre precisam estar integrados objetivamente, para que não exista ruídos na comunicação entre canais.
Sua função é promover a interação entre os gestores e o público interno e criar um meio de expressão onde os colaboradores não só recebam informações, mas possam contribuir com suas opiniões e sugestões e obter as respostas apropriadas.
DIVERSIFIQUE A ABORDAGEM
Hoje o volume de informações é muito grande, tornando um desafio obter a atenção das pessoas. Por isso, é necessário diversificar a abordagem e utilizar métodos atrativos e inovadores, assim como se faz com o marketing para o público externo.
Existem muitas formas de se comunicar com sua equipe, entre elas se destacam os vídeos. O conteúdo distribuído dessa forma gera maior engajamento e, por isso, garante um índice de sucesso maior em programas de motivação, treinamento e empoderamento.
A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE ENDOMARKETING
Além de datas comemorativas tradicionais é importante trabalhar ações voltadas para o reforço cultura interna. Essas ações vão ser disseminadores dos valores, propósito e objetivos da companhia e ajudam a engajar os colaboradores durante períodos estratégicos do ano.
ESTABELEÇA UM PROGRAMA DE RECOMPENSAS
A empresa se beneficia com o resultado produzido pelos colaboradores, por isso nada é mais justo que retribuir esforços realmente extraordinários por meio de recompensas e programas de incentivo. Esse tipo de iniciativa mostra o valor que a organização atribui aos seus empregados.
Há muitas maneiras de recompensar, desde aquelas que envolvem altos custos, como prêmios e viagens, quanto alternativas muito mais baratas, como o day off, tickets para atrações ou a comemoração de resultados em um happy hour com a equipe.
COMO AVALIAR A EFICÁCIA DO ENDOMARKETING
Tão importante quanto elaborar novas estratégias é medir o seu resultado. É preciso monitorar as reações dos colaboradores para identificar falhas, realizar ajustes ou até mesmo descartar determinadas ações e priorizar aquelas que produzem o efeito desejado.
É mais fácil realizar essa mensuração com o público interno, porém não se deve observar apenas a percepção dos colaboradores quanto a essas iniciativas. É importante analisar se houve melhora no clima organizacional, se os colaboradores estão mais engajados e responderam a ela com maior comprometimento e performance.
Além disso, hoje há ferramentas digitais que simplificam a coleta de informação interna. Dessa forma, é possível avaliar as ações de forma mais objetiva e utilizar esses dados para realizar ajustes no planejamento do endomarketing.
O PRINCIPAL DESAFIO DO ENDOMARKETING
Na teoria, parece simples: engajar os empregados e mostrar a eles que todos saem vencedores com o processo de desenvolvimento, o aumento da produtividade e a qualidade nos produtos e serviços da companhia.
No entanto, a prática pode ser mais desafiadora, pois existe um substrato cultural para as ações dos colaboradores, e é essa cultura que precisa ser transformada. Esse processo demanda tempo, dedicação e persistência.
Por isso, o endomarketing não pode ser uma ação pontual, utilizada apenas quando a companhia atravessa tempos difíceis. Ele deve fazer parte do planejamento estratégico da organização, que busca seu aprimoramento e o desenvolvimento de resultados a médio e longo prazo.
E nesse momento ainda mais desafiador, nós da V20 estamos prontos para te ajudar com planejamento e realização de ações de endomarketing online, revisão de canais e estratégia de Comunicação interna, auxilio à comunicação dos líderes com equipes em home office e criação eventos usando o ambiente digital.
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