Endomarketing na prática! Benefícios e resultados de uma boa estratégia

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Endomarketing na prática! Benefícios e resultados de uma boa estratégia de marketing interno

Reter talentos, aumentar a motivação e despertar o engajamento dos colaboradores são alguns dos benefícios que o endomarketing pode trazer para uma empresa ou organização.

O endomarketing é um conceito que veio da área de administração e lança mão de estratégias do marketing convencional adaptadas e direcionadas para o público interno. Seu objetivo não é apenas desenvolver uma imagem positiva da organização, mas também um ambiente que motive e desenvolva colaboradores.

Quer entender como o endomarketing pode ajudar a sua empresa a se desenvolver? Continue a leitura e saiba mais sobre essa estratégia!

BENEFÍCIOS DO ENDOMARKETING

O termo endomarketing foi criado pelo consultor de empresas brasileiro Saul Bekin, que defende que sua função é atrair e reter o cliente interno para garantir resultados positivos para a empresa.

De fato, uma estratégia de endomarketing bem executada pode gerar uma série de benefícios para a organização. A retenção de talentos é um dos mais importantes, mas há diversas outras vantagens:

  • aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores;
  • melhoria do clima interno, propiciando maior interação entre os colaboradores;
  • sensação de pertencimento dos colaboradores;
  • eliminação de ruídos na comunicação interna;
  • aumento do employer branding;
  • facilidade para captação de talentos no mercado devido à reputação da empresa;
  • alinhamento de objetivos da empresa e do colaborador.

ENDOMARKETING NA PRÁTICA

Para garantir o sucesso de uma estratégia de endomarketing, é preciso planejamento. O ponto de partida pode ser um diagnóstico de clima e da comunicação interna, que vai apontar o melhor caminho e as melhores iniciativas para ampliar a satisfação e o engajamento dos colaboradores.

Veja algumas ideias que podem integrar essa estratégia:

CONHEÇA SUA EQUIPE

Para empresas que já estão mais avançadas neste aspecto, existem estratégias de People Analytics, que estudam os padrões de comportamento das equipes, cruzando dados para aumentar o desempenho das estratégias de Endomarketing.

PROMOVA O ACULTURAMENTO DOS COLABORADORES

Disseminar e reforçar a cultura da empresa aos colaboradores é uma das grandes missões do endomarketing. Ter propósito é essencial para motivar a equipe e impulsionar os valores da empresa entre os colaboradores, pois é quem vai definir o motivo para os esforços do time.

FORNEÇA FEEDBACKS AOS COLABORADORES

Essa é uma obrigação dos gestores que pode fazer uma grande diferença para a motivação e o engajamento da equipe.

Quem recebe o feedback sente-se valorizado. Se esse retorno for transparente e efetivo, o colaborador visualiza o quanto o seu trabalho está repercutindo nos resultados da empresa e o que pode ser aprimorado.

Lembre-se: feedback não deve ser feito apenas quando há um problema, mas sim um processo constante na empresa.

QUALIFIQUE OS COLABORADORES

Quando uma empresa investe no treinamento e na qualificação dos seus colaboradores, ela está reforçando o quanto eles são importantes para que ela cumpra com os seus objetivos.

Não se trata apenas de ampliar o conhecimento técnico da equipe, embora este também seja um benefício importante. É, ainda, uma forma de reforçar os ideais da organização, valorizando os colaboradores e despertando o seu engajamento.

CRIE UM CANAL DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Se a empresa pretende comunicar sua cultura e fortalecer a sensação de pertencimento, uma das alternativas essenciais é a criação de canais de comunicação. Esses canais precisam ser uma via de mão dupla e sempre precisam estar integrados objetivamente, para que não exista ruídos na comunicação entre canais.
Sua função é promover a interação entre os gestores e o público interno e criar um meio de expressão onde os colaboradores não só recebam informações, mas possam contribuir com suas opiniões e sugestões e obter as respostas apropriadas.

DIVERSIFIQUE A ABORDAGEM

Hoje o volume de informações é muito grande, tornando um desafio obter a atenção das pessoas. Por isso, é necessário diversificar a abordagem e utilizar métodos atrativos e inovadores, assim como se faz com o marketing para o público externo.

Existem muitas formas de se comunicar com sua equipe, entre elas se destacam os vídeos. O conteúdo distribuído dessa forma gera maior engajamento e, por isso, garante um índice de sucesso maior em programas de motivação, treinamento e empoderamento.

A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE ENDOMARKETING

Além de datas comemorativas tradicionais é importante trabalhar ações voltadas para o reforço cultura interna. Essas ações vão ser disseminadores dos valores, propósito e objetivos da companhia e ajudam a engajar os colaboradores durante períodos estratégicos do ano.

ESTABELEÇA UM PROGRAMA DE RECOMPENSAS

A empresa se beneficia com o resultado produzido pelos colaboradores, por isso nada é mais justo que retribuir esforços realmente extraordinários por meio de recompensas e programas de incentivo. Esse tipo de iniciativa mostra o valor que a organização atribui aos seus empregados.

Há muitas maneiras de recompensar, desde aquelas que envolvem altos custos, como prêmios e viagens, quanto alternativas muito mais baratas, como o day off, tickets para atrações ou a comemoração de resultados em um happy hour com a equipe.

COMO AVALIAR A EFICÁCIA DO ENDOMARKETING

Tão importante quanto elaborar novas estratégias é medir o seu resultado. É preciso monitorar as reações dos colaboradores para identificar falhas, realizar ajustes ou até mesmo descartar determinadas ações e priorizar aquelas que produzem o efeito desejado.

É mais fácil realizar essa mensuração com o público interno, porém não se deve observar apenas a percepção dos colaboradores quanto a essas iniciativas. É importante analisar se houve melhora no clima organizacional, se os colaboradores estão mais engajados e responderam a ela com maior comprometimento e performance.

Além disso, hoje há ferramentas digitais que simplificam a coleta de informação interna. Dessa forma, é possível avaliar as ações de forma mais objetiva e utilizar esses dados para realizar ajustes no planejamento do endomarketing.

O PRINCIPAL DESAFIO DO ENDOMARKETING

Na teoria, parece simples: engajar os empregados e mostrar a eles que todos saem vencedores com o processo de desenvolvimento, o aumento da produtividade e a qualidade nos produtos e serviços da companhia.

No entanto, a prática pode ser mais desafiadora, pois existe um substrato cultural para as ações dos colaboradores, e é essa cultura que precisa ser transformada. Esse processo demanda tempo, dedicação e persistência.

Por isso, o endomarketing não pode ser uma ação pontual, utilizada apenas quando a companhia atravessa tempos difíceis. Ele deve fazer parte do planejamento estratégico da organização, que busca seu aprimoramento e o desenvolvimento de resultados a médio e longo prazo.

E nesse momento ainda mais desafiador, nós da V20 estamos prontos para te ajudar com planejamento e realização de ações de endomarketing online, revisão de canais e estratégia de Comunicação interna, auxilio à comunicação dos líderes com equipes em home office  e criação eventos usando o ambiente digital.
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